Evolução digital no relacionamento com clientes: a estratégia da TIM

Evolução digital no relacionamento com clientes: a estratégia da TIM

Ao unir tecnologia, empatia e conveniência, a empresa tem diminuído os esforços dos consumidores e maximizado o relacionamento

   Velocidade, conveniência e um atendimento prestativo. Estes são os principais aspectos reconhecidos por mais de 80% dos consumidores brasileiros como uma boa experiência. Os dados do estudo Experiência é tudo, da consultoria PwC, ainda destacam a importância da personalização para a construção do relacionamento com clientes. No desafio de alcançar um atendimento com tais características, a tecnologia, quando bem aplicada, ajuda a construir experiências incríveis. 

   Assim, quando a estratégia de evolução digital conta com uma cultura empresarial com foco no cliente, inovação e equipe capacitada à tecnologia, o que se vê é o aumento da satisfação e do encantamento. Com grandes investimentos no digital e presença nos principais canais por mensagem de texto – como Google RCS, WhatsApp, Telegram e chat por aplicativo ou web – a TIM conseguiu registrar melhoria sensível nos indicadores de satisfação do cliente. 

   Saverio Demaria, head of Customer Relations na TIM Brasil, explica o percurso de evolução da companhia: “O relacionamento digital com nosso cliente é baseado no uso de inteligência artificial, em um hub de microsserviços e em uma quantidade, cada vez maior, de dados para guiar nossas abordagens e decisões. Incrementamos bastante o aplicativo Meu TIM e remodelamos todo o nosso site. Também criamos soluções de IA com a TAIS, nossa assistente virtual, que está se relacionando com nossos clientes em nossos principais canais digitais.” 

   A partir de um modelo de caring, capaz de gerar a melhor experiência de acordo com o perfil de cada cliente, o conjunto de ações garante operações com NPS acima de 65. Além disso, em comparação a 2020, houve um aumento de mais de 63% na recomendação da TIM após o atendimento. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A EFICIÊNCIA DO DIGITAL HUMANIZADO

   Como já dito, ao mesmo tempo em que o cliente pede por velocidade e conveniência, ele espera personalização e empatia. Então, como trabalhar esses pontos para que eles fluam sem atritos no digital? A solução está em desenhar uma jornada baseada nas características do atendimento humano, mas com a possibilidade de ser realizada inteiramente no digital. 

   Desse entendimento, surge a personalização nos canais de atendimento da TIM. “Consultamos os dados do cliente em nossos sistemas internos para identificá-lo, assim como seria feito por um dos nossos consultores no contact center, porém, com a vantagem de conseguirmos, em poucos segundos, analisar diversas variáveis sobre o mais recente contato, os contatos anteriores, os protocolos em andamento, os últimos serviços realizados, a oferta vigente, entre outros, e propor a melhor ação dentro do contexto. A empatia nos faz estar no lugar do cliente e valorizar ao máximo o tempo dele, reduzindo esforços”, afirma Saverio. 

   Um exemplo de inovação digital que trouxe resultados positivos para o relacionamento com clientes é a adoção da tecnologia DialMyApp (DMA), capaz de interceptar uma chamada para o call center e convertê-la em atendimento digital. Ao ser direcionado para ambientes como o aplicativo Meu TIM, para a web, os sites parceiros, o WhatsApp, entre outros, o cliente tem a demanda prontamente resolvida, o que tem aumentado o engajamento digital e a utilização de diversos autosserviços. 

   Mesmo assim, caso o cliente deseje falar com o atendente, não há imposição de barreiras – basta digitar o 9 na URA Cognitiva ou solicitar a transferência a qualquer momento.  

MÍNIMO ESFORÇO, MÁXIMO RELACIONAMENTO COM CLIENTES

   As jornadas fluidas disponíveis em todos os canais estão em contínua melhoria para, cada vez mais, reduzir o esforço e melhorar a experiência. Com a aplicação de metodologia NPS nos principais pontos de contato, as principais demandas do cliente são entendidas e encaradas como oportunidades de evolução.   

   Tendo a experiência das pessoas como centro do processo, a forma de trabalhar muda e a integração da tecnologia aproxima a empresa dos clientes. “Mantemos o foco em ampliar a autorresolução e a autonomia do nosso consultor de relacionamento para as demandas no primeiro contato. Para as situações em que não conseguimos resolver imediatamente, foi realizado um investimento, a fim de gerenciar nosso backoffice, reduzindo o prazo de solução e mantendo um canal de comunicação bilateral com o cliente”, diz Saverio. 

   Com isso, o consumidor pode acompanhar o status da solicitação em tempo real, desde o momento da atribuição para um agente até a conclusão da demanda. A manutenção do relacionamento permite um canal aberto, gerencia as expectativas e transparece a disponibilidade da empresa – todos os ingredientes para que o cliente se sinta à vontade para manter um relacionamento mais próximo. 

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]