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É preciso falar sobre o conceito de propósito coletivo

É preciso falar sobre o conceito de propósito coletivo

Fundadora da consultoria de tendências Dezon

   Discutir sobre propósito e coletividade desperta questionamentos e inquietações contemporâneos: O que aconteceu com a união entre as pessoas? Com a ideia de comunidade? As respostas são variáveis e dúbias. Tal dicotomia surgiu devido à individualização e à maneira como o ego começou a sobressair em relação ao bem-estar coletivo. 

   No passado, desde a origem da democracia na Grécia Clássica (ainda que questionável), a participação social era fundamental, um atributo de respeito e autoridade. Hoje, a competição e o individualismo são socialmente alimentados, principalmente, pela mídia, por reality shows e por outros meios resultantes dos caminhos tortuosos da hipercomunicação. Vivemos na era da infobesidade. 

   O turbilhão de inquietações e insatisfações mostra que é urgente voltar a acreditar que melhorias só são viáveis a partir de uma verdadeira articulação e cooperação em níveis macro e micro – algo intrínseco ao desenvolvimento e crucial para uma sociedade múltipla como a nossa.

   Fica claro que a coletividade e a busca por propósito são imprescindíveis tanto à vida comunitária quanto à corporativa. Integridade, estabilidade e segurança passam a ser valores que precisam estar no topo das agendas de marcas, organizações e corporações.

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   O relatório do Fórum Econômico Mundial, em 2020, corrobora esse raciocínio ao apontar que as tarefas do futuro serão entregues ao diretor de Felicidade (responsável pelo bem-estar dos funcionários) e ao especialista em Diversidade (cargo que já foi implantado em algumas empresas, mas precisa ser aprimorado), além de gerentes e diretores focados em projetos de cunho ecológico.

   A relevância da coletividade fica em destaque também em debates acerca da “economia do cuidado” que aumenta, gradativamente, sua voz ativa. A nomenclatura está associada, principalmente, ao reconhecimento de funções pouco ou nada remuneradas, realizadas majoritariamente por mulheres, como educação, limpeza e manutenção do lar, criação de filho(s), entre outras. Por exemplo, levantamentos da ONG Think Olga mostram que mulheres que trabalham fora de casa gastam 73% a mais do tempo em afazeres domésticos do que homens.

   É preciso então falar sobre propósito coletivo: a constante revalorização do ser humano e o apelo de sistemas que eduquem e aumentem nossa consciência em relação a impactos ambientais e sociais para que, assim, consigamos despertar o interesse por uma vida em rede, com tecnologias inteligentes, ecológicas e autorreguladoras. 

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
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