Pesquisar
Close this search box.
Enfrentando o ineditismo

Enfrentando o ineditismo

Unindo esforços públicos e privados, a ABT definiu estratégias para que o setor mantenha os negócios e garanta, ao mesmo tempo, a saúde e o emprego

 A confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil alarmou o cidadão e as empresas e, é claro, exigiu que o Poder Público tomasse atitudes rápidas. Por isso, entre outras definições, por meio de Decreto, foram estabelecidos os serviços e as atividades essenciais, que serão mantidas em funcionamento durante a realização de quarentena. A decisão está em linha com a Lei nº 13.979, editada em 6 de fevereiro – que dispõe sobre as atitudes a serem tomadas como resposta ao enfrentamento do surto de COVID-19. E um desses serviços é o atendimento ao cliente. 

   Na visão de Hélio Costa, presidente do Conselho da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), é prudente e necessária a inclusão do setor entre as atividades que precisam continuar em funcionamento durante a quarentena. “Garantimos o contato com as empresas de planos de saúde, seguros e previdência”, justifica. “Por isso, não podemos parar, mas, precisamos também garantir o máximo de segurança aos colaboradores das empresas, mitigando todas as formas de risco.”

Desafios do setor

 Para atender ao Decreto e, ao mesmo tempo, garantir a saúde dos colaboradores, a principal alternativa encontrada pelo setor foi a adoção do regime de home office. Porém, como explica Cláudio Tartarini, assessor jurídico da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), esta opção trouxe desafios técnicos, considerando a variedade de locais e contextos em que vivem os funcionários do setor, Brasil afora.  

 

   “Há pessoas que não têm acesso a uma internet de qualidade”, afirma. “Foi preciso cuidar de questões como segurança da informação e, ao mesmo tempo, atendemos às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da vigilância sanitária, sempre seguindo a ciência.” Para isso, o setor dialogou com instituições do País todo. 

Colocando em prática

O foco em diretrizes científicas viabilizou o diálogo do setor com diferentes entidades. “Os diretores e mantenedores da ABT participaram de todas as reuniões que fizemos com o Ministério do Trabalho – e foram conversas longas, de quatro ou cinco horas”, diz Costa. Como resultado, foram editados dois materiais de suma importância: uma carta que confirmou a percepção do setor sobre a gravidade da situação e as ações estabelecidas em defesa da saúde e do bem-estar e, na sequência, uma cartilha capaz de orientar as empresas de relacionamento com clientes em todas as etapas da quarentena.

Tartarini conta que as orientações foram sugeridas por mais de 40 profissionais das empresas e autoridades dos municípios. “Todos os envolvidos sempre se preocuparam muito com as pessoas, e foi muito grande o nível de aceitação dos protocolos estabelecidos com a ABT”, afirma o assessor jurídico. Inclusive, as medidas estabelecidas foram adotadas como decretos locais, em diferentes cidades. “Foi uma união de esforços entre os setores privado e público”, diz.  

“O foco da ABT em diretrizes científicas viabilizou o diálogo do setor com diferentes entidades.”

O cuidado com o emprego

Colocando em prática

Outro ponto de destaque, na visão do presidente do Conselho da ABT, é a dedicação do setor aos empregos. Houve muitas empresas que, mesmo antes de viabilizarem a infraestrutura de trabalho em home office, permitiram aos colaboradores dos grupos de risco ficarem em casa, inclusive sem a preocupação de serem demitidos. “Aqueles que são do grupo de risco ou que residem com familiares nessas condições foram os primeiros a serem encaminhados para o regime de home office”, diz Tartarini.  

   Costa sustenta que os protocolos de saúde e as atividades essenciais serão importantes também durante a reabertura das empresas. Ao mesmo tempo, em caso de lockdown, defende a importância desses serviços que não podem parar. “São eles que garantem a viabilidade do isolamento”, diz.

   Mas destacando o foco das empresas de call center em continuar a proteger a saúde e prover seus serviços para a sociedade, Costa destaca: “Nosso farol está apontado para o futuro”.  

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]