Design é sobre escolhas

Design é sobre escolhas

Behavioural Designer na Hyper Island

   É uma ilusão acharmos que estamos escolhendo sozinhos quando decidimos onde jantar, qual livro comprar, onde abrir uma conta-corrente, para onde será a próxima viagem de férias e, mesmo, quais conteúdos consumimos. Conscientemente ou não, alguém projetou nossas decisões. 

   A arquitetura de escolhas é um termo utilizado na economia comportamental, e pode ser definida como: a organização do contexto no qual as pessoas tomam decisões, com o objetivo de influenciá-las de forma previsível pela ciência. Mesmo sem ter conhecimento do termo, essa é uma prática adotada por muitas empresas hoje, seja pela área de produto, seja pelas áreas de vendas, marketing e, mais recentemente, design. 

   Quando falamos em influência, necessariamente precisamos pensar na questão ética envolvida. O livro Evil by Design: Interaction Design to Lead Us Into Temptation aborda o “lado negro” do design persuasivo – indicando como as empresas nos fazem sentir bem ao escolher e fazer o que elas querem. Quanto maior a intrusão do designer na interação usuário-produto, maior a extensão de influência.

   O design pode exercer influências que variam de fraca a forte e de implícita a explícita, criando quatro tipos de influência a partir do cruzamento das duas dimensões: coercitivas, persuasivas, sedutoras e decisivas. No momento de projetar uma experiência, é importante conhecer o tipo de influência que está sendo exercida sobre as escolhas dos usuários. 

   A influência coercitiva tem como característica ser forte e explícita em sua influência. Pessoas que estão sendo coagidas pelo design estão cientes da sua influência. Uma mudança no comportamento, portanto, será considerada uma reação à influência, ou seja, a motivação é externa. A influência persuasiva é fraca e explícita em sua influência, sendo a persuasão também uma motivação externa. A influência sedutora é fraca e implícita em sua influência. Pessoas seduzidas pelo design costumam não estar cientes desta influência e justificam o comportamento por uma motivação interna. A influência decisiva é forte e implícita na sua influência. Pessoas que experenciam o design decisivo percebem seu comportamento como regulado externamente, mas não reconhecem este regulamento como uma influência deliberada do designer. 

   Para Dan Lockton, “o design molda o comportamento, que é o resultado final das escolhas feitas pelos usuários”. Como designers, precisamos entender o poder que essa influência tem e projetarmos escolhas que motivem comportamentos melhores. 

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]