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Uma conversa sobre a força da coletividade

Uma conversa sobre a força da coletividade

Fundadora da consultoria de tendências Dezon

      Discutir sobre propósito e coletividade despertam questionamentos, sentimentos e inquietações que pulsam fortemente. O que aconteceu com a união entre as pessoas? Onde está o senso de comunidade e por que isso nos parece tão distante? As respostas podem ser complexas e, muitas vezes, variáveis de acordo com os pontos de vista levados em consideração nas discussões.

      Dos primórdios da humanidade até hoje, percorremos por séculos de guerras e organizações sociopolíticas distintas. No século 20, a partir de teorias da psicanálise defendida por Jung e estudos sociológicos sobre o processo de globalização, um detalhe se sobressai: a individualização do ser humano e, com ela, a aparição da disputa entre os desejos pessoais versus os coletivos. Qual deles deve ser priorizado? Coletividade e busca por propósito são realidades urgentes para aderirmos tanto na vida em sociedade quanto em empresas, marcas e organizações. “Propósito” responde pela ideia de objetivo, razão, função e determinação. É fundamental, portanto, se esquivar da busca puramente pessoal e reconhecer as oportunidades para solucionar desafios de grande escala, já tão complexos e intrínsecos em nossas estruturas sociais, políticas e econômicas. Em 2020, a plataforma The Drum, com a Adobe, lançou um relatório que aponta a colaboração criativa como a próxima ordem mundial. Aliadas ao desenvolvimento da tecnologia, é preciso que as empresas rompam com hierarquias, cargos quase imutáveis e processos ultraburocráticos.

      

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Há um bom tempo, aposto em mobilização social, junção de causas e no fato de que todos os negócios do amanhã serão fundados pelos princípios de cooperação e união. As respostas aos problemas de hoje também estão dentro destes mesmos pilares. Integridade, estabilidade e segurança precisam estar configuradas no topo das agendas das marcas, organizações e corporações. O pai da neurologia vegetal, Stefano Mancuso, ensina em seu livro A Planta do Mundo (2021) que a colaboração acontece em mais de 80% da vida na Terra – uma porcentagem correspondente apenas ao reino das plantas. Ao contrário delas, baseamos nosso modo de vida a partir da luta da espécie animal, que representa apenas 0,3% de todos os seres vivos. As plantas estão interconectadas e sempre tomam conta umas das outras. Elas, inclusive, se organizam para cuidar e suprir necessidades de suas irmãs mais frágeis ou comprometidas. Como as plantas, é preciso aprendermos a investir na colaboração, interligação e coletividade, ainda que tais princípios soem intangíveis. Para saber mais sobre o tema, consulte o estudo completo no meu Instagram.

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
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Diretor-executivo de Conhecimento
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
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consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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