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Cesario Nakamura: o CEO apaixonado por nutrir relacionamentos

Cesario Nakamura: o CEO apaixonado por nutrir relacionamentos

CEO da Alelo, Cesario Nakamura conta como é o dia a dia dentro e fora do escritório

   Todo líder precisa conviver com pressões, decisões e desafios. E nos últimos anos, principalmente após a pandemia, a tensão tem aumentado. Em uma realidade cada vez mais disruptiva e necessitada de inovações ousadas, ainda é preciso enfrentar obstáculos de curto prazo, como crises econômicas em nível global, inflação, conflitos geopolíticos e polarização. Resultado: os CEOs têm-se deparado com desafios inéditos. 

   Ao mesmo tempo, entra em cenário a Geração Z, que, ao ingressar no mercado de trabalho, traz grandes mudanças para as relações dentro das empresas – desde um olhar mais acurado para empatia e employee experience até a necessidade de maior flexibilidade. Diante de tudo isso, como os CEOs têm trabalhado para adaptar-se, atender às expectativas dos mais diversos stakeholders e tomar boas decisões? 

   Cesario Nakamura, CEO da Alelo Brasil há mais de cinco anos, explica que existem algumas skills necessárias para lidar com esse cenário, mas destaca o relacionamento com a equipe. “Empatia e escuta ativa passaram a ser ainda mais importantes durante o período da pandemia. Comunicação clara e engajadora, principalmente agora, que trabalhamos no formato híbrido.”

   Aliás, por valorizar muito o contato pessoal e acreditar que este é um dos principais ingredientes para uma equipe engajada e capaz de entregar uma experiência excelente para o cliente, a questão do trabalho a distância foi – e tem sido – um dos pontos mais difíceis para Nakamura. “Confesso que antes da pandemia já tínhamos na Alelo o ‘anywhere office’ de até dois dias por semana, no entanto, eu, particularmente, nunca havia utilizado. Com a chegada da pandemia, todos nós fomos forçados a trabalhar de nossas casas e nos primeiros dois meses foi muito difícil para mim”, conta. 

   Pertencente a uma geração na qual trabalho e escritório são sinônimos, a nova realidade precisou ser assimilada por Nakamura. Atualmente, o executivo até prefere trabalhar de casa nos dias em que necessita de maior foco e atenção. Para ele, a chave está no equilíbrio – e saber equilibrar-se diante das mais diversas disrupções é também uma dádiva do CEO.

   “Hoje, o que mais mudou, se compararmos ao que tínhamos antes da pandemia, é o fato de realizarmos mais encontros por videoconferência, que por um lado ajuda na questão logística, mas por outro acaba perdendo um pouco no ‘human touch’. Para estabelecer um primeiro contato com um colaborador ou cliente, minha preferência é sempre pelo presencial, contudo, reconheço que as videochamadas são muito práticas para quem mora em cidades com problemas de trânsito”, diz. 

   Tal preocupação, de conectar-se com pessoas e ao mesmo tempo entender necessidades, fez com que Cesario Nakamura fosse condecorado CEO do Ano no Prêmio CONAREC de 2022. À época, o executivo destacou que criar relacionamentos de longo prazo, seja com colaboradores, seja com clientes, é o primeiro passo para que uma empresa se torne bem-sucedida no futuro. Só assim ela terá uma base forte, capaz de enfrentar as adversidades e os desafios que possam aparecer. 

OFERECER UMA EXPERIÊNCIA É TER UMA CONEXÃO. QUANDO FALAMOS DE RELACIONAMENTO, AS EMPRESAS QUE VÃO SER MAIS BEM-SUCEDIDAS SÃO AQUELAS QUE CONSEGUEM CRIAR UMA CONEXÃO, UM RELACIONAMENTO DE LONGO PRAZO. E ESSA CONEXÃO DEVE ACONTECER TANTO DENTRO QUANTO FORA DA EMPRESA

CESARIO NAKAMURA APÓS RECEBER O PRÊMIO DE CEO DO ANO DURANTE O CONAREC 2022

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O DIA A DIA DO CEO

   Para lidar com pessoas durante grande parte da rotina no trabalho, o CEO também precisa estar bem consigo mesmo. Nesse sentido, Nakamura destaca a importância de ter disciplina e saber priorizar. “O trabalho é uma parte importante das nossas vidas, mas temos que cuidar da nossa saúde física e mental; de nossa família; e dos relacionamentos interpessoais. Este equilíbrio nem sempre é fácil, pois há períodos em que a carga de trabalho é maior. E, geralmente, digo que a experiência e a maturidade fazem com que passemos a ter esse foco também”, afirma. 

   Além disso, o CEO da Alelo destaca a importância de ter hobbies. Durante a pandemia, por exemplo, o executivo, após ganhar o livro 10% Mais Feliz, escrito por Dan Harris, criou o hábito de meditar diariamente, por pelo menos 10 minutos. Apesar de, no início, ter-se mantido um pouco cético, a prática o apresentou benefícios como melhora da concentração e redução da ansiedade, o que o fez incluí-la na rotina. 

   “Outro ponto importante são os exercícios físicos, que procuro praticar por pelo menos quatro vezes por semana, variando entre a corrida, os exercícios funcionais e o tênis. Fizemos até um grupo na Alelo com outros colaboradores que também jogam e nos encontramos às quintas-feiras à noite para isso. O pessoal se animou tanto que fizemos um torneio interno de tênis. Mesmo sendo um momento de descontração, isso nos ajuda muito na integração também”, conta. 

   Quando não está se aventurando nos desafios de comandar uma empresa como a Alelo, Cesario também gosta de viajar e fotografar todas as experiências.  

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O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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