Com apenas 3 anos de mercado e um faturamento de R$ 202 milhões em 2014, o e-commerce de artigos esportivos outdoor Kanui.com.br chegou a um ponto raro no mercado brasileiro: operar no azul. Em um setor de margens baixas, captação de investimentos no mercado financeiro e altos investimentos em marketing, a varejista seguiu esses passos, mas também adotou abordagens inusitadas para obter seus resultados.
?Começamos a operação do zero e desenvolvemos tudo internamente: marketing, operações, logística. Tudo?, lembra Bruno Henriques, CEO da empresa. ?Entramos em um mercado ainda muito no início e não havia respostas prontas. Esse foi aprendizado excelente, porque descobrimos nosso caminho e desvendamos os mistérios do negócio no dia a dia?, afirma.
Mesmo que a empresa quisesse trazer pessoas experientes, seria complicado. Por isso, o caminho foi buscar pessoas dispostas a aprender e descobrir soluções por si mesmas. E, nesse processo, a enxergar o negócio de uma maneira diferente. ?Começamos a ver o marketing on-line como a mesa de operações de um banco. O mercado abre todo dia, começamos a investir o dinheiro e, em tempo real, observamos o retorno do investimento, tomando decisões no calor do momento?, conta o executivo. Para cuidar das análises e do retorno, a opção foi contar com engenheiros, e não profissionais de marketing, nas atividades de marketing. ?Estamos focados no retorno sobre o investimento, de uma forma bem pragmática?, diz.
Para levar esse pragmatismo das ações de marketing digital também para a área Comercial, foi criada uma área de Inventory Management, que faz a ligação entre essas duas pontas. ?Não adianta o marketing trabalhar a venda se não estou suprindo os produtos de que eles realmente precisam?, afirma. O Inventory Management comunica para o Comercial o que é preciso ter em estoque, com base nas ações de marketing que têm gerado resultados. ?Criamos uma cadeia muito mais ?puxada?, começando com o que o cliente quer comprar, indo para o marketing e chegando aos compradores. Com isso, ficamos bem mais assertivos e os resultados surgiram rapidamente?, completa Henriques.
Bruno Henriques, CEO da Kanui.com.br, será um dos palestrantes da edição 2015 do BR WEEK, principal evento de varejo do Brasil. Realizado entre os dias 27 e 30 de julho, o evento terá como tema central ?A força da eficiência?. Bruno Henriques apresentará o case de sucesso da Kanui na palestra ?Construindo um e-commerce com e-ficiência?, no dia 28/07 das 12h às 12h30. Confira a programação completa do BR WEEK 2015 no site www.brweek.com.br
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