Pesquisar
Close this search box.
/
/
Retail media: terceira onda deve dominar o mercado bilionário

Retail media: terceira onda deve dominar o mercado bilionário

Entenda mais sobre esse setor de deve ter mais de US$ 141 bilhões de investimento global até o ano que vem

O retail media, estratégia de marketing que ocorre nas plataformas de varejo online, está crescendo rapidamente e transformando o cenário publicitário. De acordo com o relatório Global Ad Trends da WARC, o investimento global nesse setor está previsto para atingir a marca de US$ 141,7 bilhões até 2024. Essa previsão confirma a crescente importância do retail media no mundo do comércio eletrônico.

Nesse contexto, a Amazon assume a liderança em receita publicitária nesse tipo de canal superando o Alibaba. Com um crescimento contínuo e uma taxa anual de aumento de 10,2%, o retail media está a caminho de se tornar o terceiro maior canal de publicidade em termos de gastos, superando até mesmo a tradicional TV. Vale ressaltar que as gigantes do comércio eletrônico desempenham um papel significativo no espaço do retail media. Elas oferecem oportunidades para marcas promoverem seus produtos para grandes audiências de consumidores. 

Conforme o e-commerce continua a crescer, esse tipo de mídia se torna um componente cada vez mais importante das estratégias de marketing de muitas empresas. “Não resta dúvida de que o retail media no Brasil está em ascensão. Essa é a tendência que as pessoas finalmente compreenderam. Os dados transacionais têm um poder incrível”, afirma Alexia Nakad,  VP de Americas & Global Expansion da LiveRamp.

Conectando marcas e consumidores

Em um mundo onde as compras online e as experiências de compra se entrelaçam, o retail media (ou mídia de varejo em português) se torna a ponte que conecta marcas e consumidores. As plataformas de venda permitem que as marcas anunciem seus produtos diretamente nos sites e aplicativos dos varejistas, atingindo os consumidores no momento em que estão fazendo compras. Essa proximidade ao ponto de venda e o foco em um público altamente engajado tornam o retail media um canal atraente para as marcas.

Benefícios do retail media

Vantagens para quem tem loja física 

As plataformas trazem vantagens significativas para os varejistas que possuem lojas físicas, incluindo:

  • Experiência aprimorada para os consumidores: as redes de mídia de varejo têm o potencial de melhorar a experiência de compra dos clientes, oferecendo recomendações personalizadas, ofertas relevantes e fácil acesso a informações detalhadas sobre os produtos. Esse aprimoramento pode resultar em maior fidelidade do cliente e na repetição das visitas às lojas físicas.
  • Conhecimento sobre os dados: ao analisar o comportamento do cliente e os dados de compra, os varejistas podem obter informações s sobre tendências, preferências e hábitos de compra dos seus consumidores. Essas informações podem ser empregadas na otimização do layout das lojas, seleção de produtos e estratégias de marketing.
  • Reforço da conscientização da marca: a publicidade do retail media pode auxiliar os varejistas na construção do reconhecimento de sua marca e na conquista de novos clientes. Ao exibir anúncios em suas plataformas, os varejistas conseguem apresentar aos compradores produtos e serviços que, de outra forma, possivelmente não seriam descobertos.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Vantagens para marcas e consumidores

O retail media não apenas impulsiona as receitas dos varejistas, mas também oferece vantagens significativas para as marcas e consumidores. Entre elas:

1. Dados detalhados: como as vendas ocorrem nas plataformas dos varejistas, dados valiosos sobre o comportamento do comprador são coletados. Isso fornece informações mais confiáveis do que os cookies de terceiros, que estão em declínio. Esses dados são fundamentais para direcionar e personalizar anúncios.

2. Personalização: as redes de mídia de varejo possibilitam uma personalização mais profunda das mensagens publicitárias, atendendo a diferentes segmentos de público. 

3. Anúncios perfeitamente cronometrados: os anúncios são apresentados quando os consumidores estão no processo de compra, o que maximiza a probabilidade de conversão. 

4. Rastreamento de conversões clara: como as vendas e as impressões de anúncios ocorrem na mesma plataforma, o rastreamento de conversões é preciso, fornecendo informações valiosas sobre o ROI das campanhas.

Principais redes de retail media em 2023

No cenário internacional, várias plataformas de retail media se destacam, oferecendo oportunidades para marcas de diversos setores. As principais incluem:

1. Amazon: a gigante do varejo é uma das preferidas dos consumidores em todo o mundo e oferece uma variedade de opções de publicidade, incluindo anúncios de produtos patrocinados, anúncios de marcas patrocinadas e anúncios gráficos patrocinados.

2. eBay: com suas listagens promovidas, o eBay oferece uma oportunidade para marcas promoverem seus produtos destacadamente, atingindo um público diversificado.

3. Criteo: esta rede de mídia de varejo permite que marcas anunciem em uma ampla variedade de sites, expandindo seu alcance e atraindo diferentes segmentos de público.

No Brasil, as principais redes de retail media incluem a Amazon, o GPA, a Magalu, o Mercado Livre e a Shopee. Para Fernanda Nakasaki, head of Industry no Mercado Livre, o retail media tem uma papel importante na América Latina. “A oportunidade são esses inúmeros pontos de contato que temos todos os dias com as pessoas, buscando, navegando, eventualmente até deixando salvo o item para converter em outro momento”, conta. Ela também explica que o Mercado Livre faz estudos para acompanhar as tendências dos consumidores, e oito em cada dez buscam primeiramente no marketplace.

O que considerar ao escolher sua plataforma

Alguns fatores a serem considerados incluem:

  • Recursos disponíveis: certifique-se de que a plataforma escolhida se encaixe no seu orçamento e na capacidade da sua equipe de marketing.
  • Serviços oferecidos: avalie que tipo de anúncios você precisa agora e no futuro, considerando a estratégia de longo prazo da sua marca.
  • Recursos de rastreamento: analise os recursos de análise de dados oferecidos pela plataforma, pois relatórios detalhados são fundamentais para medir o desempenho das campanhas.

O futuro do retail media

As redes de mídia de varejo estão redefinindo a publicidade digital, permitindo que marcas se conectem de forma mais eficaz com seus públicos-alvo e obtenham insights valiosos.Segundo Alex McCord, CEO da Flywheel Digital, o retail media é uma peça essencial nesse quebra-cabeças e leva ao aumento de vendas e de share. “É um modelo em que todo mundo sai ganhando. Se o poder de compra não estiver vantajoso, pensamos em como criar essa vantagem”, diz. À medida que mais marcas adotam estrategicamente esse canal, ele se torna cada vez mais competitivo.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]