/
/
Refrigerante é o ?novo tabaco?

Refrigerante é o ?novo tabaco?

Especialistas alertam para os males do consumo exagerado, além de substâncias tóxicas encontradas nas latinhas

 
O alto consumo de refrigerante em todo o mundo rendeu à bebida o título de ?novo tabaco?, considerado empecilho na busca por uma vida saudável. Nos Estados Unidos, por exemplo, as políticas públicas voltadas ao combate da obesidade proibiram a venda do produto em escolas do ensino fundamental.
 
Diante da crítica aos males do consumo, as grandes produtoras de refrigerantes têm ligado o sinal de alerta com a queda nas vendas, uma vez que já se substituí o refrigerante por derivados como água mineral, chás e bebidas energéticas.
 
No Brasil, a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas do Ministério da Saúde realizou em 2014, uma pesquisa telefônica que constatou uma queda de 20% no consumo de refrigerantes, nos últimos seis anos. Porém, o consumo ainda é alto, pois 21% dos entrevistados afirmaram consumir a bebida ao menos cinco vezes por semana.
 
Uma portaria interministerial, criada pelo o Ministério da Saúde e Ministério da Educação em 2006, preconiza uma alimentação mais saudável nas escolas brasileiras. Porém, a implantação dessa legislação não apontou, até o momento, uma melhora significativa na alimentação escolar.
 
De acordo com Edeli Simioni de Abreu, professora de gastronomia e nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie, os refrigerantes escondem inúmeros componentes que podem ser prejudiciais à saúde: além da grande adição de açúcar, o alto teor de sódio e ácido fosfórico (bebidas sabor cola), corantes artificiais e químicas em geral são amplamente prejudiciais à saúde.
 
Segundo a especialista, os problemas vão de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e renais a osteoporose (em longo prazo) e doenças renais. Ainda, a quantidade de químicas e açúcares corrói o esmalte dos dentes e também pode dar úlcera e gastrite.
 
Já os refrigerantes acondicionados em latas de alumínio contêm internamente resina chamada bisfenol (BPA), o qual tem sido associado a problemas hormonais que podem levar à infertilidade. ?O melhor a se fazer é evitar o consumo de refrigerantes e substituí-los por água, água de coco ou suco de frutas natural. O consumo de outras bebidas industrializadas como sucos artificiais, néctar de frutas, chás, bebidas energéticas e águas gaseificadas e aromatizadas podem esconder os mesmos componentes e ser tão prejudiciais quanto os refrigerantes. Além disso, dão a falsa sensação de saúde ao consumidor?, completa a professora.

Leia mais

Israel terá táxis voadores

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]