Pesquisar
Close this search box.
/
/
O reconhecimento do cliente também é parte de uma experiência positiva

O reconhecimento do cliente também é parte de uma experiência positiva

“Ter que provar que você é você mesmo não pode ser maçante”, diz executivo da Serasa Experian

Tirar o carro da garagem ou disputar um espaço do transporte público só para ter que comprovar a própria identidade na hora de abrir uma conta em um banco, por exemplo, é coisa do passado. As inovações facilitaram muito essa dinâmica, mas a exigência do cliente só cresceu: mesmo no conforto do sofá, ele quer fluidez ou até mesmo uma etapa de reconhecimento quase imperceptível.

Mas o que dizer de instituições financeiras em que a certeza sobre quem é o usuário por trás da plataforma é um fator absolutamente determinante em toda a jornada de relacionamento? “O reconhecimento do cliente tem que ser agradável, simples e ao mesmo tempo seguro. Sendo assim, os métodos de detecção de fraude precisam oferecer uma boa experiência digital”, diz Rafael Garcia, Gerente Executivo de Soluções de Prevenção à Fraude da Serasa Experian.

Simplificação

O reconhecimento do cliente deve ocorrer com empatia e inteligência, segundo Rafael. Ele diz que a Serasa Experian tem auxiliado clientes de todo o mundo na integração de dados, Analytics e tecnologia para que possam adaptar rapidamente suas estratégias de decisão, minimizar riscos e se manter em conformidade com a legislação.

“Com soluções inteligentes, criamos camadas de segurança com menos fricção na usabilidade do consumidor. O ato de garantir que você é você mesmo não pode ser maçante e desafiador. Por isso, essas camadas atuam de maneira imperceptível e transparente enquanto são realizadas a validação e a autenticação do cliente de forma segura e amigável, como ele espera”, explica o executivo.

Segurança em toda a jornada

No cenário atual de imersão massiva de consumidores no e-commerce, a preocupação com a identificação do consumidor se tornou ainda mais intensa. E não é por acaso. Em razão da Black Friday 2021, entre os meses de setembro e outubro houve um ápice nas tentativas de phishing financeiro com o tema ‘pagamento digital’. O termo phishing vem da palavra em inglês fishing (pescaria) e é um tipo de fraude em que se tentar “fisgar” a credencial do usuário por meio de uma réplica de uma página, e-mail ou aplicativo.

Nesse sentido, o especialista alerta: “a segurança vai muito além da hora de um cadastro, login ou momento em que se vai fornecer os dados bancários para a efetivação de uma compra. O fraudador entra em ação em diferentes etapas da jornada do cliente, por isso a importância de se ter diversas ferramentas de combate à fraude e de acompanhar essas evoluções dia após dia. A segurança precisa ocorrer durante todo momento em que o consumidor estiver conectado”.

High tech

Na avaliação de Rafael, os recursos analíticos ganham papel cada vez mais relevante para que a jornada de verificação, validação de identidade e reconhecimento se torne simpática ao consumidor. “A tecnologia precisa ser nossa maior aliada e deve funcionar com um plano estratégico bem definido para que a gente possa fazer a melhor utilização dos dados. Para realizar um bom processo de validação e reunir diversas informações cadastrais é importante contar com dados confiáveis e de extrema qualidade”, diz o gestor.

Para isso, a Serasa Experian oferece suas soluções em uma arquitetura cloud otimizada com maior escalabilidade, flexibilidade e agilidade para suportar as demandas de segurança de seus clientes.

“Eu sempre gosto de reforçar para todas as empresas com as quais interagimos: não existe uma única solução capaz de resolver todos os problemas de fraude. O que existe é uma combinação de soluções que trabalham como camadas de segurança e que unem tecnologia, dados e recursos analíticos. Com isso, a gente encontra fórmulas avançadas utilizando técnicas de machine learning e recursos em tempo real para diferentes tipos de operações e canais usados pelos consumidores”.

Rafael comenta que para suprir a necessidade do mercado antifraude a Serasa Experian oferece o CrossCore, um orquestrador inteligente de ferramentas de prevenção à fraude com uma resposta final única.

“A solução permite aliar métodos de segurança para análise de aberturas de contas ou cadastros, monitoramento de transações e alerta de invasão de contas. É um ecossistema que sempre será completo e atualizado, pois nunca vai parar de buscar novas capacidades para conseguir responder aos novos padrões de ataque que surgirem”, explica.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

O comportamento do consumidor brasileiro nunca mais será o mesmo

Qual a melhor estratégia de CX de cada geração?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]