Pesquisar
Close this search box.
/
/
Receita líquida do Grupo Pão de Açúcar sobe 16,2% no 4º tri

Receita líquida do Grupo Pão de Açúcar sobe 16,2% no 4º tri

A Via Varejo, que reúne as bandeiras Ponto Frio, Casas Bahia e Nova Pontocom, viu a receita líquida consolidada crescer 11,8 por cento no quarto trimestre, a 6,23 bilhões de reais, e 11,9 por cento no acumulado do ano, a 21,75 bilhões de reais

A receita líquida consolidada do Grupo Pão de Açúcar subiu 16,2 por cento no quarto trimestre de 2013 sobre igual período de 2012, impulsionada pela Black Friday e com destaque para o comércio eletrônico e para a bandeira Assaí, de atacado de autosserviço.

Segundo desempenho trimestral de vendas divulgado nesta segunda-feira, a receita líquida consolidada do maior grupo varejista do país alcançou 16,89 bilhões de reais entre outubro e dezembro.

No Assaí, separadamente, o avanço foi de 37,7 por cento no trimestre na comparação anual, ante crescimento geral de 17,2 por cento do varejo alimentar.

Já a Nova Pontocom, e-commerce da divisão de móveis e eletrodomésticos do grupo — a Via Varejo –, registrou aumento de 32,6 por cento na receita líquida do quarto trimestre.

O GPA lembrou que o desempenho consolidado foi favorecido pelo forte crescimento de vendas nas mesmas lojas, que considera os pontos abertos há pelo menos um ano. O avanço da receita bruta sob esse critério foi de 10,8 por cento no quarto trimestre.

No acumulado de 2013, as vendas nas mesmas lojas avançaram 9 por cento. Pontuando que o resultado superou a inflação medida pelo IPCA em 3 pontos percentuais, o GPA disse ter finalizado o ano “com um ótimo desempenho e crescimento de cada negócio”.

Em 2013, a receita líquida consolidada do grupo subiu 13,7 por cento, a 57,73 bilhões de reais. A empresa abriu 128 novas lojas no ano passado, sendo 87 da divisão alimentar e 41 da Via Varejo. No último trimestre, somente, foram entregues 50 novas lojas.

Via Varejo

A Via Varejo, que reúne as bandeiras Ponto Frio, Casas Bahia e Nova Pontocom, viu a receita líquida consolidada crescer 11,8 por cento no quarto trimestre, a 6,23 bilhões de reais, e 11,9 por cento no acumulado do ano, a 21,75 bilhões de reais.

De acordo com o GPA, o quarto trimestre foi beneficiado pela Black Friday no fim de novembro, com recorde histórico de vendas para a Via Varejo em um único dia, “além das ações de Natal e Dia das Crianças, que também contribuíram para o resultado”.

O GPA acrescentou que em 2013 a Nova Pontocom cresceu acima do mercado, com sinais de ganhos em participação de mercado.

“Este desempenho foi impulsionado pela aceleração do crescimento ao longo do ano, especialmente a partir do terceiro trimestre, quando ganhos de eficiência em processos, investimentos estratégicos e avanços no nível de serviço se consolidaram”, disse a companhia.
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]