/
/
O mundo da pós-verdade: a realidade é um lugar chato?

O mundo da pós-verdade: a realidade é um lugar chato?

"Muitas sociedades regulamentam o limite do quão pós-fatual dá para ser no marketing. No entanto, não há tais limites na política"

Recentemente, o ator Jerry Seinfeld aceitou um prêmio do sindicado da indústria do entretenimento norte-americana. Na ocasião, ele fez um discurso elogiando a capacidade da indústria de marketing de criar algo próximo da felicidade suprema. Foi um elogio bastante duvidoso, embora no vídeo os publicitários parecessem estar se divertindo. A questão é que, em uma sociedade caracterizada por um excedente de comunicação e um déficit de consumidores, não adianta falar com sobriedade sobre as características de um produto. Quando foi a última vez que se viu marketing somente no rótulo? É preciso mais do que isso.

Os produtos não são a única coisa que há em excesso no mundo. Nós também temos muitas pessoas que querem ser eleitas para cargos públicos. Dada a reputação dos políticos, você deve se perguntar o porquê, mas é apenas como as coisas são. Por esta razão, o debate político também se tornou pós-fatual. Campanhas políticas podem ser vistas como o marketing de diferentes pontos de vista na batalha por votos. Mensagens sobre déficit previdenciário, desemprego e produtividade não necessariamente fazem os corações baterem mais forte. É preciso mais do que isso.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A última eleição para presidente dos EUA é um ótimo exemplo do que Seinfeld falou: as mensagens de Trump sobre um muro na fronteira mexicana e a deportação de imigrantes ilegais são populares para parte do eleitorado. Não se deve subestimar a ingenuidade dos eleitores, mas acredito que a maior parte dos entusiastas sabia, no fundo, que essas coisas não iriam acontecer. Mas, em meio ao rali eleitoral, se empolgaram e ficaram eufóricos.

É assim que tem de ser quando há muitos produtos e mensagens e poucos consumidores e eleitores: você precisa blefar ainda mais com mensagens pós-fatuais. Isso é muito bom na hora, mas depois vêm os desafios.

Se você compra um produto por entusiasmo, pode se ver diante da decepção. Talvez o produto possa até ter alguma utilidade. Além disso, muitas sociedades regulamentam o limite do quão pós-fatual dá para ser no marketing. Não há tais limites na política, no entanto. Pelo contrário, é protegida contra regulamentações pela sagrada liberdade de expressão, então não há barreiras. Quando as emoções falam tão alto quanto no sistema disfuncional dos States, a decepção pode crescer para outras dimensões. Será mais uma situação tudo ou nada com fortes sentimentos.

É daí que podem começar as rebeliões. Há grandes ameaças da não aceitação dos resultados de uma eleição, e muito disso são provavelmente ameaças vazias, mas apontam para a necessidade de remediar o que podemos chamar de ressacas da realidade. A realidade pode ser bastante chata, mas sempre ganha no final.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]