Pesquisar
Close this search box.
/
/
Rappi e a era da conveniência: como o consumidor ajuda na elaboração de estratégia de atendimento

Rappi e a era da conveniência: como o consumidor ajuda na elaboração de estratégia de atendimento

Análise de dados e identificação de comportamento são algumas das ferramentas utilizadas pela companhia

Durante a pandemia de Covid-19, o delivery foi a salvação para muitas pessoas, seja enquanto cliente, com pedidos sendo entregues à porta de casa em poucos minutos, seja para os indivíduos que já trabalhavam ou passaram a trabalhar nas plataformas online desse tipo de serviço. Um dos cases de maior sucesso nesse período foi o Rappi.

Em entrevista exclusiva ao Consumidor Moderno, Patrícia Prates, diretora de marketing do Rappi Brasil, conta quais são os principais desafios que a companhia enfrenta atualmente, discute sobre a necessidade de ser omnichannel e de investir na experiência do cliente.

O pós-pandemia para o Rappi

A pandemia, com suas restrições sanitárias, impulsionou a entrada das pessoas na economia digital, que de uma hora para outra passaram a buscar formas de atenderem suas demandas sem sair de casa.

Muitas tiveram que se adequar a essa nova realidade de consumo, não tendo, até então, o hábito de usar os meios digitais para muitos serviços, como supermercados, farmácias, restaurantes e até mesmo serviços bancários.

“O aumento dessa necessidade foi de tal ordem que o Rappi Brasil teve um crescimento que era esperado somente em 2025”, afirma a executiva.

A pandemia também levou os estabelecimentos, que não operavam nos meios digitais, a se adaptarem nesta nova forma de comercialização, se tornando um meio de sobrevivência.

Conheça o Mundo do CX

“De certa forma, a pandemia possibilitou que o conceito de omnicanal fosse compreendido por todos, com a fusão do meio físico com o digital. Mas ainda há o desafio para a sua implantação. E isso é possível quando integramos todos os sistemas, como o de estoque, o de logística e administrativo, incluindo ainda uma forma diferente de pensar a comunicação deste produto ou serviço. Desta forma, é possível trabalhar com o online e o off-line de modo integrado”, destaca Patrícia Prates.

Nesse sentido, a profissional conta que, como o Rappi é user centric desde sua origem, a escuta ativa do usuário está no centro de tomada de decisões em todos os negócios da empresa.

“Enquanto empresa de tecnologia de dados, acompanhamos as demandas das rotinas diárias de nossos usuários, de forma que conseguimos levar a eles o atendimento de suas necessidades e desejos a cada hora do dia, do café da manhã ao jantar, com o intuito de levar mais praticidade e devolver o tempo a eles para que eles possam usá-lo com sua família, com a sua saúde, com o lazer”, exemplifica.

Além disso, pensando em levar praticidade e conveniência aos usuários, por exemplo, foi desenvolvida a vertical Turbo, que realiza entregas em até 10 minutos, sendo a mais veloz do mercado nacional. “Ela nasceu, dentre outros fatores, das necessidades imprevistas, e dos desejos, de nossos usuários, que precisam resolvê-las rapidamente”, completa.

O consumidor que recebe visitas inesperadas em sua casa e, ao abrir a geladeira, percebe que não tem bebida gelada para oferecer, aciona o Rappi Turbo e, em poucos minutos, a cerveja chega gelada e pronta para o consumo. Pensando na Copa do Mundo 2022, a plataforma está vendendo até o álbum oficial e figurinhas.

Leia mais: Panini é notificada por demora na entrega de álbum da Copa

Vale ressaltar que o Turbo é a vertical que mais cresce no Rappi atualmente dada a sua forte aceitação pelos usuários: são mais de 100 dark stores em 12 cidades.

conarec2022

O papel da inteligência artificial na experiência do cliente

Por meio da inteligência artificial, hoje, o Rappi consegue estabelecer modelos preditivos com o mapeamento e processamento do volume de dados coletados, observando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a partir do comportamento dos usuários, o que possibilita identificar padrões de consumo com agilidade para oferecer produtos e serviços que agreguem ao consumidor.

“É desta forma que cada uma de nossas dark stores da vertical Turbo, que entrega em 10 minutos, possui um portfólio de produtos alinhado com o perfil da microrregião onde ela está inserida, bem como conseguimos alinhar a diagramação da loja de acordo com o que é mais pedido em cada dia da semana em sua localidade, facilitando a velocidade do picking and packing”, relata Patrícia Prates.

Entretanto, como o uso das tecnologias tem sido intenso em grande parte das companhias nacionais e internacionais, surge um alerta: como manter a humanização do atendimento do cliente sem abrir mão da tecnologia?

Para o Rappi, a resposta para essa questão está em um dos seus princípios, que é ser uma empresa obcecada por seus clientes e parceiros, com o intuito de sempre entregar magia para aqueles que usam o superapp.

“A personalização de nossos serviços e do desempenho do aplicativo parte de uma vontade de customizar aquilo que entregamos para nossos usuários. Esse também é um dos objetivos do Rappi Prime, por exemplo, nosso plano de assinatura, que surgiu para inovar e trazer mais comodidade para nossos usuários”, salienta a profissional.

Existem duas modalidades: Prime Plus, com entregas grátis ilimitadas, descontos exclusivos de até 50% em todas as verticais do app, assinatura HBO Max inclusa, presentes exclusivos e suporte premium 24/7. E o Basic, que oferece frete grátis limitado a oito pedidos por mês e descontos exclusivos de até 50% em todas as verticais do app.

Assim, o usuário pode escolher a opção que mais se adequa ao seu dia a dia: o foco é se encaixar na realidade desse consumidor dinâmico.

“Aqui no Rappi, temos um suporte de atendimento personalizado ao cliente, que pode ser acessado pelo aplicativo. O usuário é direcionado a um acompanhamento por e-mail, com alta resolutividade do problema”, finaliza a diretora de marketing, evidenciando que, quando necessário, os processos são executados e acompanhados por seres humanos.


+ Notícias

“Desafio é encontrar equilíbrio entre rapidez e atenção que consumidor exige”, afirma CEO da Heineken

Na Petlove, o uso de analytics e IA não encontra limitação e sim humanização 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]