/
/
Que a força esteja com o varejo

Que a força esteja com o varejo

Cinco minutos para encantar o cliente. A experiência de um jornalista em uma loja em NY  

 Último dia em Nova York para a cobertura do NRF BIG SHOW 2015. O jornalista, com alguns minutos de folga, precisa fazer o programa obrigatório de todo cidadão de bem em Nova York: compras!

Uma das missões é pessoal. Ele vai à Disney Store na Times Square, um ambiente que parece tirado de um desenho animado. Música de filme de contos de fada, equipe de loja feliz, com sorriso nos lábios. Dois passos depois de entrar, o jornalista é recebido com um ?boa tarde? tão caloroso quanto inesperado.

Ao subir a longuíssima escada rolante que leva ao segundo piso, o consumidor passa por uma espécie de portal. A música cria um ambiente feliz, as cores trazem alegria, tudo contribui para um ambiente realmente Disney. Ao chegar ao piso superior, uma passada para olhar as roupas das princesas e do filme Frozen (let it go!) antes de ir à área dos super-herois. E, pouco adiante do Capitão América e do Thor, uma área bem delimitada indica o alvo: Star Wars.

Os produtos estão bem dispostos e é muito simples se orientar no espaço. Em meio às fantasias infantis de Chewbaccas e Stormtroopers, uma gôndola com sabres de luz leva o Jornalista a ser criança: é claro que ele precisa ligar o sabre e brincar de Jedi por alguns instantes. A espada reage ao movimento com o som característico. Fantasia.

Uma máscara de Stormtrooper e a pergunta clássica: e a do Darth Vader? Sem encontrar, o Jornalista olha para o lado e eis que Kenny, mais um colaborador feliz da loja, se materializa aparentemente do nada. Solícito, tenta encontrar a máscara do vilão mais querido do lado negro, mas sem sucesso. Mas a visita à loja foi lucrativa: miniaturas são sempre bem-vindas.

O varejo americano surpreende pela rapidez no caixa, mas mesmo assim há tempo para que a equipe da loja faça a diferença. Depois de não mais que cinco segundos de espera, a moça recebe o cliente com um ?desculpe fazê-lo esperar?. Enquanto escaneia o produto, ela inicia o diálogo:

– Para quem é o produto?
– Para mim.
– Ah, um colecionador. Que ótimo. De onde você é, senhor?
– Do Brasil.
– Brasil? Uau! Minha cunhada mora lá, e quase fui visitar Rio e São Paulo ano passado. Teria sido maravilhoso.
– E por que não foi?
– Comecei a trabalhar aqui. Mas irei ano que vem para as Olimpíadas.
– Ótimo!
– São US$ 22,73, senhor.
– Aqui está o dinheiro.
– Obrigado, senhor. Aqui está o troco. Tenha um bom dia e QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ!

O jornalista sai da loja rindo sozinho. A simples frase ?may the force be with you? tem um efeito mágico. De forma natural, sem forçar, a funcionária da loja estabeleceu um diálogo, conheceu um pouco do cliente, manteve a magia do produto adquirido e fez o cliente se sentir especial. Um Jedi. Será que se ele tivesse comprado alguma coisa do Frozen ela teria dito ?let it go??

Mesmo no varejo americano, as pessoas fazem toda a diferença.

Leia mais

Varejo que vai inspirar o varejo

Para quem tem paixão

Um conto de Nova York

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]