O relógio marcava 10h na gelada manhã de Nova York. Um grupo de 30 brasileiros desafia o vento cortante da Greene Street, no SoHo, para visitar um dos ícones do luxo mundial. Na flagship store da Louis Vuitton, os participantes de um dos roteiros de visitas técnicas da delegação BTR NOVAREJO são recebidos pela gerente do Universo Feminino da loja, que sobe as escadas e, em um momento Gisele Bündchen, dá um ?good morning? que aquece o ambiente.
Alguns minutos depois, ao levar o grupo para a área VIP da loja, o único lugar nos Estados Unidos onde há um atelier no qual um artista customiza as bolsas e malas dos clientes, discretamente um funcionário coloca um vinil para tocar. O som inconfundível de Miles Davis traz um clima de refinamento extra ao momento.
Pouco mais de uma hora depois, na loja da Porsche Design, a delegação recebe uma verdadeira aula de ?design com objetivo?: em um espaço interessantíssimo, um dos vendedores apresenta cada um dos produtos, explicando como ,quando e por que foram fabricados. História, envolvimento. A apresentação havia sido iniciada pela gerente da loja, que discretamente foi dando mais espaço ao vendedor, até que ele passou a navegar sozinho. E deu um show.
À tarde, ir às compras é necessário. Varejo, afinal, se faz com a experiência prática. O atendimento do vendedor é eficiente, prático, direto ao ponto. O pagamento, então, é inacreditável: menos de dois segundos depois de passar o cartão de crédito, o cliente tem a transação aprovada.
À noite, os quase 150 integrantes da delegação BTR NOVAREJO jantaram no Robert, restaurante localizado no Museum of Art & Design. Uma vista simplesmente espetacular do Columbus Circle e do Central Park paira do lado de fora, enquanto um atento mâitre supervisiona a movimentação dos garçons e cuidadosamente orienta a equipe na complicada logística de atender todo o público simultaneamente com agilidade.
Em todos esses momentos, um aspecto se destaca: a preocupação com os detalhes. É na soma de pequenos instantes e atitudes que passam batidas aos olhos menos atentos que surge a diferença entre o sucesso e o fracasso no varejo. Retail is detail. O cuidado constante com o que poderia ser deixado de lado gera encantamento, surpresa, emoção.
Não há segredo. Mas exige investimento, cuidado, carinho, atenção. Exige amor pelo que se faz.