Com o avançar da vida pandêmica, as redes sociais ganharam uma tremenda proporção na vida das pessoas. Não que antes elas fossem irrelevantes — já conquistavam milhões de usuários mesmo antes do vírus —, mas, em meio ao isolamento social, elas se tornaram ainda mais notórias na vida das pessoas.
Foi nesse cenário que algumas plataformas exclusivas para assinantes ganharam destaque, sobretudo entre influenciadores e pessoas bastante famosas, como é o caso de cantores e atores hollywoodianos. Em linhas gerais, o funcionamento da ferramenta é simples: o usuário paga uma assinatura mensal ou mesmo uma quantia única para receber um conteúdo exclusivo de determinada personalidade nas redes sociais. E isso tem movimentado o mercado de celebridades.
Hoje, são inúmeras plataformas que conquistaram o bolso dos brasileiros e outras que estão chegando ao mercado com a promessa de revolucionar a maneira de consumir conteúdo. Assim, separamos quatro plataformas que rentabilizam o trabalho de influenciadores e podem ser importantes para os negócios. Confira:
1 – Cameo
Visando trazer uma interação personalizada com grandes artistas, o Cameo oferece uma generosa lista de artistas renomados, desde astros da música a atores e atrizes de filmes premiados. Por lá, é possível pedir ao artista uma mensagem em vídeo personalizada — a ser enviada pela plataforma. Cada artista cobra um preço (em dólares) para o envio da mensagem.
A plataforma tem feito sucesso desde o início da pandemia e cada vez mais artistas a integram. Durante o isolamento social, o aplicativo fez sucesso como presente: as pessoas encomendavam vídeos de celebridades para comemorar eventos, tais como aniversários, casamentos, formaturas etc.
Os preços variam de acordo com o artista e saem a partir de U$ 5 a U$ 1500.
2 – TikTok Shoutouts
A famosa ferramenta de vídeos tem recebido contas de usuários um tanto quanto famosos — especialmente cantores para divulgação de suas músicas nas plataformas. Como forma de rentabilizar alguns integrantes do aplicativo, a marca criou um espaço bastante semelhante ao Cameo, que permite que outros usuários possam pagar para solicitar vídeos personalizados.
Disponível apenas em alguns países e para poucos usuários — a tarifa paga ao criador do conteúdo fica à disposição do mesmo, o recurso só é desbloqueado para usuários verificados e com uma grande quantidade de seguidores, o Shoutouts funciona da seguinte maneira: há um espaço exclusivo para solicitar um vídeo, o pagamento pode ser feito via cartão de crédito ou com as próprias moedas conquistas no TikTok. A partir disso, é necessário esperar três dias para que o criador do vídeo aceite a proposta e mais sete dias para a postagem do conteúdo.
3 – PearPop
Diferente dos demais, o PearPop atua como plataforma de engajamento nas redes sociais — especialmente para o TikTok e Instagram. Nele, os usuários pagam para que alguns influenciadores digitais interajam em postagens, o que possibilita um aumento de visualizações e curtidas.
O aplicativo funciona da seguinte forma: o usuário efetua o pagamento — que varia de acordo com o influenciador escolhido — e, por consequência, o influenciador comenta uma foto ou vídeo postados nas redes sociais. A plataforma também oferece, para o TikTok, que o influenciador desejado faça um dueto com o vídeo do usuário que buscou o serviço.
Para se ter noção do investimento, o Paris HiltonPearPop fica 25% do valor investido, que pode ser bem alto dependendo do influenciador. A , por exemplo, cobra cerca de R$ 1250 por um comentário no Instagram.
4 – Manda um Salve (Jovem Nerd)
Entre as plataformas brasileiras, há destaque para o “Manda um Salve”, criada pelo site de notícias da cultura pop, Jovem Nerd. O aplicativo funciona da mesma forma que o Cameo: é possível escolher entre uma série de influenciadores para mandar uma mensagem em vídeo. Os valores variam de acordo com os artistas, mas o diferencial da Mande um Salve é que boa parte dos profissionais do catálogo são influenciadores e artistas brasileiros.
Parte do valor da venda também é convertido ao GRAAC, que atua no tratamento e pesquisa do câncer infantojuvenil na América Latina.
+ Notícias
Conheça o Cameo, aplicativo no qual uma celebridade manda recado para você
Marcas no TikTok: como usar a rede social do momento ao seu favor