Pesquisar
Close this search box.
/
/
Qual sistema operacional mobile combina com você?

Qual sistema operacional mobile combina com você?

Perfil traçado pela PSafe aponta os perfis dos sistemas operacionais e suas características mais marcantes

Por trás de toda grande marca existe uma história e uma personalidade que muitas vezes escapa aos olhos dos mais desatentos. No mundo da tecnologia não é diferente. Sistemas como o Android, do Google, o iOS, da Apple, e o Windows Phone, da Microsoft, já fazem parte da vida de quase todos nós. Para que você conheça um pouco melhor a personalidade de cada uma delas, a PSafe traçou os históricos e características destas marcas e seus sistemas.

 

A versatilidade e adaptabilidade do Android

O  sistema operacional móvel mais usado no mundo, segundo pesquisa divulgada pela Net Applications em agosto de 2014. A cria do Google, que nasceu em 2005, domina 44,62% do mercado, enquanto o iOS caiu para 44,19%. Mas, para chegar a esse patamar foi preciso dedicação e muita criatividade. O sistema foi baseado no Linux, com o objetivo de ser uma plataforma aberta, devido ao código livre, de fácil adaptação e gratuita. Essas características permitiram que o sistema fosse utilizado em aparelhos de várias marcas, o que auxiliou em sua consolidação.

O Google foi esperto e se ligou no grande crescimento do uso de smartphones e tablets. Hoje em dia, o Android é desenvolvido pela OHA ? Open Handset Alliance, criada em 2007 por diferentes empresas como a T-Mobile, HTC, Qualcomm e Motorola, e gerenciado pelo Google.

O primeiro aparelho com o sistema Android, o HTC Dream, foi lançado em 22 de outubro de 2008, nos Estados Unidos. Para batizar cada versão, a empresa resolveu dar nomes de sobremesas. Em abril de 2009, a versão 1.5, ou ?Cupcake?, introduziu a correção automática nos textos e também os famosos ?widgets?.

Já o famoso robozinho, mascote do sistema, é uma criação da designer Irina Blok. Ela trabalhou no Google durante o ano de 2007, ano que a empresa já tinha planos adiantados para estrear sua plataforma móvel, que tinha dois anos de vida, e precisava de um símbolo para identificá-la junto aos consumidores.

Em seu site oficial, Blok diz que o robozinho verde era parte da campanha de lançamento no qual iria funcionar como o código aberto da plataforma, permitindo que a comunidade de desenvolvedores pudesse estabelecer a identidade para o novo produto e gerar entusiasmo entre os engenheiros. Quem pode dizer que não empolgou?

 

O revolucionário e mirabolante iOS

Quando a Apple anunciou o lançamento do iPhone, em 2007, os sistemas operacionais para celulares touchscreen estavam longe de ser um padrão. A empresa descreveu a interface deste dispositivo como um ?totalmente novo? e como o ?novo software pioneiro?. No comunicado de imprensa oficial, Steve Jobs dissera: ?Todos nós nascemos com o dispositivo apontador final: os nossos dedos. O iPhone usa-os para criar a interface do usuário mais revolucionária, desde o mouse?. Estava nascendo um dos momentos mais revolucionários do Século 21, até o momento.
O iOS, inicialmente chamado de iPhone OS, oferecia Google Maps, iTunes com CoverFlow, um navegador Safari e ?widgets?, como: Weather, Stocks, Mail, Calendar, Camera, Photos, Clock, Notes e Calculator. Era um computador na palma da mão.

No lançamento do iPhone, Jobs descreveu o software como uma variante do sistema operacional OS X, nativos nos computadores da linha Mac. Apesar de ser um software revolucionário, o iOS 1 tinha apenas alguns apps: iPod, Mail, Agenda, Fotos, Relógio, Texto, Safari, Notas, YouTube, Calculadora, Maps, Configurações, Câmera, Ações e Telefone. Não havia nem mesmo uma loja App ou iTunes App Store.

A maior novidade no iOS 2 foi, portanto, a Apple Store, aplicativo construído para abrigar os dispositivos da marca. Lançado em 11 de julho de 2008, a loja virtual deu aos usuários acesso a milhares de apps criados por desenvolvedores de terceiros.

Compatível com o iTunes, a App Store colocou o iPhone anos à frente da concorrência, ao oferecer possibilidades ilimitadas para o equipamento. Foi quando os aplicativos começaram a entrar na moda.  Os desenvolvedores foram rápidos e, com a criação de apps dedicados que foram um enorme sucesso, avistaram possibilidades de enormes lucros. Tanto que o número de apps aumentou de cerca de 500, em meados de 2008, para mais de 200 mil atualmente.

 

O persistente e aguerrido Windows Phone

A Microsoft demorou um pouco, mas entrou na briga com Google e Apple. Antes de o sistema operacional Windows Phone existir, a empresa de Bill Gates tinha o Windows Mobile. No entanto, a companhia via que era necessária uma atualização. Logo começaram a desenvolver o ?Photon?, em 2004.

Apesar da vontade, as ações eram poucas, e o projeto morreu. Em 2008, tentaram novamente, mas desta vez com novidades mais contundentes: eles queriam um novo sistema operacional. Em 2010, então, ele foi lançado de vez (com um ano de atraso).

O grande revés foi a incompatibilidade com o Windows Mobile, mas nem por isso o Windows Phone deixou de ser um sucesso.  Aqui no Brasil, pelo menos, o sistema já é o segundo mais usado, deixou o iOS para trás e perdendo apenas para o Android, segundo o relatório Mobile Phone Tracker, divulgado em 2014 pelo IDC (International Data Corporation).

* Ilustração | Greg Guillemin

 

LEIA MAIS:

18 sinais de que você pode ser viciado no WhatsApp

Consumidor precisa mesmo pagar taxa de roaming?

Por que nos tornamos dependentes de celular e redes sociais?

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]