Pesquisar
Close this search box.
/
/
Produtos adequados ajudam a economizar energia elétrica

Produtos adequados ajudam a economizar energia elétrica

É possível alcançar eficiência energética a partir do uso de materiais disponíveis, hoje, no mercado de iluminação

 
Algumas medidas de eficiência energética são conhecidas por serem do senso comum, como apagar a luz quando não se está em um cômodo da casa. Outras são alcançadas por desenvolvimentos tecnológicos, momento em que entram em cena os produtos.

Tão importantes quanto os bons hábitos de consumo, eles são aliados e proporcionam enormes benefícios no custo mensal da conta de energia, além de praticidade e conforto.

Em sintonia com esta realidade, a Santil, uma das principais distribuidoras de material elétrico do país, indica as opções disponíveis para uso residencial, comercial e industrial. São muitas as alternativas que proporcionam o uso inteligente da iluminação: lâmpadas, dimmers, minuterias, temporizadores, fotocélulas, sensores de presença e movimento, entre outros.

?É plenamente possível alcançar eficiência energética utilizando dispositivos adequados. Entretanto, para obter o melhor resultado em cada um deles, é necessário entender as suas funções e a maneira correta de utilizá-los. Aproveitem algumas boas dicas?, alerta a diretora financeira da Santil, Karina Jorge Bassani.
 
Lâmpadas
Existem diversas maneiras de obter uma iluminação eficiente e que possibilite a redução do consumo de energia. Uma forma de aumentar a eficiência do sistema de iluminação é substituir a tecnologia antiga por outra mais moderna. E quando se fala em modernidade, se fala em tecnologia LED, disponível para refletores, spots, luminárias e diversos tipos de lâmpadas (AR, PAR, Dicróicas, Tubulares, Halopin, etc);

Sensores de presença
Dispositivos eletrônicos que acionam o sistema de iluminação dos ambientes monitorados. Após determinado tempo, geralmente programável, sem detectar movimentação no ambiente, desligam as luminárias do mesmo. Existem basicamente dois tipos de sensores, conforme o mecanismo de detecção: sensíveis à radiação infravermelha e ao ultrassom. O tempo que a luz se manterá acesa é ajustado no próprio produto e pode variar, adaptando-se às necessidades dos usuários;

Variadores de luminosidade
Também conhecido como dimmer, o variador de luminosidade é um dispositivo que permite controlar o fluxo luminoso das lâmpadas, além de prolongar a vida útil das mesmas, lembrando que a intensidade do brilho de uma lâmpada está relacionada à sua potência, fator determinante do consumo de energia;

Minuteria
As minuterias consistem de um sistema que permite, com o acionamento de qualquer um dos interruptores do circuito, ligar uma ou várias lâmpadas simultaneamente como as dos halls de todos os andares, mesmo que seja de um único ponto de comando. Este sistema, após certo tempo, ou por um intervalo predeterminado, desliga as lâmpadas sob o seu comando. Existem dois tipos de minuteria: eletrônica e individual;

Fotocélula
É utilizado para promover a integração entre a luz natural e a artificial. Funciona por meio de uma fotocélula que envia um sinal elétrico em função da iluminância detectada. Em sistemas mais simples, este sinal elétrico é comparado com um sinal de referência (set point). Se for maior, a luz natural é suficiente para iluminar o ambiente e não é preciso ativar a iluminação artificial. Se o sinal for menor, a iluminação artificial é ativada.

Fonte: Assessoria de Imprensa Santil.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]