O CES é conhecido por apresentar os produtos eletrônicos que serão populares daqui a alguns meses ou mesmo anos. Mas nem tudo vira um fenômeno de venda. Há casos em que produtos aparecem e somem. É o tal do produto que não “pega”. No CES deste ano, há alguns fortes candidatos. Veja alguns exemplos:
Guitar Hero da vida real
Muitos trintões ou pessoas abaixo dessa faixa etária já jogaram o Guitar Hero, um game musical que marcou época. O produto abaixo promete justamente transpor a ideia do game para o mundo real. Basicamente, eles ofertam uma guitarra que se conecta com o seu smartphone. As músicas são tocadas no celular ao postulante a músico deve acompanhar as luzes presentes no braço do instrumento musical. Tudo lindo, mas o objeto não é lá tão preciso. Aliás, está bem longe disso.
A caixa de som flutuante
A caixa de som abaixo ganhou um dos prêmios do CES de inovação. Tudo lindo e maravilhoso. Mas qual o objetivo de um objeto que flutua (a parte superior, no caso)? Seria o design pelo design e sem o compromisso com a funcionalidade?
Reservatório de comida acionado por App
Outro objeto bem intencionado, mas de eficácia discutível. A ideia é que você pode controlar à distância a comida que será servida ao seu cachorro ou gato. O papo aqui é reto: em vez de se preocupar com o acionamento à distância, que tal dar comida para o seu animal e interagir com ele. É bem possível que ele prefira toda essa atenção.
Caixa de som com microfone
Olha… esse é um dos fortes candidatos. A ideia é que você tenha uma caixa de som acoplada a um microfone. Seria bom se o objeto se proposse a ser uma espécie de karaokê ambulante, mas não é isso o que acontece. Você canta, canta e canta e somente a música é audível no aparelho. Logo, a pergunta: por que o microfone?