/
/
Por que o consumidor consegue comprar cada vez menos?

Por que o consumidor consegue comprar cada vez menos?

Moeda brasileira já é a terceira que mais perdeu valor no mundo, à frente apenas do rublo e do peso colombiano

Uma pesquisa divulgada pela TOV Corretora mostrou que o Real caiu 53% em relação ao dólar norte-americano nos últimos 12 meses. Ao investigar o desempenho de 27 moedas no período de um ano, o estudo revelou que apenas Rússia e Colômbia viram suas moedas despencarem ainda mais: o rublo perdeu 80,34% do seu valor, enquanto o peso colombiano recuou 59,42%, respectivamente.

Parte da explicação se encontra na dependência das exportações, que acabam colocando países emergentes na ?linha de fogo? do mercado, avalia o levantamento. Em outras palavras, quanto mais a economia global ?derrete? com o corte nos saldos externos, maior a vulnerabilidade das nações em desenvolvimento, que passam a assistir a desvalorização de suas moedas contra o dólar. E essa percepção vai contaminando todas as economias que mais contam com a demanda da China, incluindo Coreia, Malásia e Brasil. O estudo faz ainda alerta: ?o mercado de matérias primas está em depressão e o petróleo é uma de suas vítimas.?
 
Efeitos sobre o poder de compra do consumidor
A desvalorização faz com que todos os bens comercializáveis internacionalmente subam de preço. ?Tudo que aquilo que é importado ou pode ser exportado tem seus preços elevados. Automóveis, eletrodomésticos, vestuário, alimentos industrializados, energia elétrica, etc. Uma parte importante da cesta de consumo básica dos brasileiros influenciada por esses bens que ficam mais caros. A taxa de câmbio subiu 150% nos últimos anos, impactando negativamente 15% do poder de compra dos brasileiros?, afirma Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da TOV Corretora.
 
O cenário poderia ser pior
A economia não anda nada bem na Colômbia e na Rússia. Uma parte importante do saldo de transações correntes da Colômbia vinha do que ela tava produzindo de petróleo e a Rússia enfrenta uma crise global por estar em situação de conflito com os Estados Unidos. ?Algumas nações estão receosas de fazer negócios com os russos. A Rússia está numa situação de pré-conflito com toda a União Europeia por causa da questão ucraniana, e sofreu um embargo decretado por parte da UE sobre a compra de seus produtos, o que gerou uma pressão muito grande sobre a moeda russa?, explica Silveira.
 
Difícil é  ver a conta fechar
Para o economista, dificilmente o Brasil verá o Real alcançar os mesmos patamares de 2002, e o ideal seria que o câmbio dólar-real fosse uma relação sempre crescente. ?Como no Brasil a inflação é sempre maior que nos Estados Unidos, a tendência é que nossa moeda se desvalorize ao longo do tempo, justamente para compensar essa diferença de inflações?, sugere Silveira.
 
O próprio estudo admite que entender até que ponto as moedas afetam os preços das commodities ou, ao contrário, em que nível a queda dos preços das commodities faz com que as moedas se desvalorizem frente ao dólar, não é tarefa corriqueira. A consultoria que realizou o trabalho conclui com a indicação de que o mercado permanece insistindo numa solução intermediária para benefício das maiores economias: ou seja, onde as commodities caiam e os juros aumentem. ?O difícil é ver essa conta fechar.?

 

LEIA MAIS:

Sete aspectos da vida no Brasil que mudaram com o Real

Quanto vale seu “um real” atualmente?

Dinheiro móvel: cada vez mais uma realidade

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]