32. Qual é o primeiro passo para mapear a jornada do cliente

Colocar-se no lugar do consumidor é algo que continua em voga independente do nível de digitalização da empresa. “Pensar como cliente pressupõe que precisamos estar inseridos na realidade de cada tipo de clientepersona e segmento que atendemos. Para isso, precisamos estar em campo, ao lado do nosso cliente”, sintetiza Celso Batistella, gerente de CRM Brasil da Syngenta, no quarto episódio da série sobre Jornada do Consumidor.

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Durante o bate-papo com Elcio Santos, CEO da Always On, sobre “O início do mapeamento da jornada”, Batistella comentou sobre o trabalho da Syngenta no mercado agrícola, que é alicerçado pela confiança e relacionamento. “O produtor coloca na terra todos os sonhos dele, o potencial de uma semente e o cuidado que tem com a planta. É a vida dele que está ali e precisamos estar junto a ele”.

A empresa acredita na jornada do cliente e, mesmo diante de tanta evolução, Batistella lembra que é importante observar as relações humanas. A combinação entre o fator humano e a tecnologia é crucial para conquistar e ganhar a lealdade dos clientes. “Não basta somente conectar com cliente. Precisamos praticar a criatividade, inovação e estar muito próximo a ele”, chama a atenção.

Ouça o bate-papo com o gerente de CRM Brasil da Syngenta, Celso Batistella, sobre a centralidade do cliente.

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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