O primeiro convidado do Boteco da CM, novo podcast da Consumidor Moderno, construiu sua carreira a partir da simbiose entre tecnologia e marketing. Começando sua carreira como programador, aos poucos foi se especializando para construir soluções tecnológicas que, em vez de um fim, representam um meio para inovações e produtos transformadores.
Nesse papo de boteco, apresentado por Camila Santos, TEDx Speaker e fundadora da consultoria Camix, Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, compartilha a história da construção da empresa, a evolução da internet no Brasil, e destaca os desafios contemporâneos e tendências do marketing digital em tempos de vídeos, Inteligência Artificial e dispositivos de Realidade Virtual e Aumentada.
“A maior tendência de todas é o marketing conversacional”, destaca Rafael durante o episódio. “Hoje, estamos percebendo que se trata muito mais sobre diálogo, e o ChatGPT ajudou muito nessa evolução – porque é um chat. Aí, você começa a perceber que dá para fazer negócios através de chats. O WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil, e a Meta está investindo muito dinheiro nessa história de marketing conversacional”.
Como o executivo destaca, até mesmo o Instagram, também da Meta, está recebendo novos recursos, especialmente no Inbox e Notas, como forma de estimular conversas. “Para negócios, o marketing conversacional ajuda, principalmente, a aumentar ticket médio”, aponta.
Esses e outros temas foram pauta desse bate-papo. Confira em mais detalhes a trajetória desse empreendedor inovador, as tendências para um marketing Além do Óbvio e muitos insights no primeiro episódio do Boteco da CM!