Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pinterest investe em publicidade e lab de tendências

Pinterest investe em publicidade e lab de tendências

O foco recente na publicidade inclui o trabalho de desenvolvimento de criadores dentro da plataforma e do ecossistema de conteúdo

O novo investimento no negócio de anúncios é um fortalecimento do Pinterest. A operação de publicidade foi lançada oficialmente em abril de 2021 e vem crescendo desde então. O movimento estratégico coincidiu com a pandemia e o vertiginoso aumento das relações online, assim como a audiência do Pinterest, que também aumentou no período. Atualmente a rede tem mais de 30 milhões de usuários ativos, segundo relatório elaborado por We Are Social e Hootsuite em 2022, ocupando o oitavo lugar no ranking das redes sociais mais usadas, à frente de Twitter e Snapchat.

Para Henrique Russowsky, Industry Lead do Pinterest no Brasil, “é uma rede que apesar de aparecer nos rankings de redes sociais, é muito mais pessoal do que social. É algo que fazemos para nós mesmos”.

Foco em experiência pessoal

O Pinterest tem presença no Brasil desde 2014, com um processo de crescimento de toda a área de conteúdo e desenvolvimento da plataforma de forma mais local. O foco recente na publicidade inclui o trabalho de desenvolvimento de criadores dentro da plataforma e do ecossistema de conteúdo. Mas quem usa Pinterest?

Decoração é unânime, moda e beleza também são muito presentes. Mas Russowsky aponta que os usos são os mais variados, desde pessoas 60+ para colecionar informações e aprender novas habilidades, como as pesquisas de DIY, muito fortes na plataforma.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Se o Pinterest é voltado para nós mesmos, então por que a publicidade? Apesar da audiência, essa demora esteve muito atrelada à preocupação com o usuário e como colocar a publicidade de forma mais sutil, parte do ecossistema, como um pin. “Nosso intuito é sempre que ela se misture cada vez mais com o orgânico para que a publicidade possa aparecer de forma contextualizada, sempre em prol dos usuários. Então isso é levado bastante a sério”, explica o Industry Lead.

Para ajudar esse direcionamento das marcas, o Pinterest lançou recentemente uma ferramenta, o Pinterest Trends. A ferramenta de tendências do Pinterest está disponível no Brasil e serve para ajudar as marcas a identificarem as tendências relevantes daquilo que está crescendo no interesse do usuário. “O Pinterest tem o perfil de antecipar tendências. O usuário busca coisas e quando identificamos o crescimento no Pinterest, aquilo se transforma em tendência para outras plataformas”, destaca Russowsky, “a gente se torna tendências nas vidas das pessoas. O Trends tem alguns exemplos”.

Leia Mais: Baby Boomers: a geração que mais cresce nas redes sociais

Plataforma de tendências e inspirações

O Pinterest é uma plataforma ligada a presentear, presentear a si mesmo e ao outro. “Um insight que vemos na plataforma está ligado ao presente para o outro. É um processo de descoberta. O Natal está muito ligado a presentear o outro. Já a Black Friday mais a presentear a si mesmo”, avalia Russowsky.

A Copa do Mundo também tem muito a ver com preparação da casa. Esse é o grande insight, preparar o look e o ambiente para torcer. O que faz parte de uma tendência já apontada no Pinterest, do Brasil Core. Houve um crescimento na plataforma ligado ao Brasil na moda.

Com uma Black Friday e uma Copa do Mundo pela frente, o Pinterest já começou a falar de Natal e dos entusiastas do brilho. “O brilho está vindo com muita força, já começamos a ver nas pesquisas e entender isso como um direcionamento ligado ao momento de fim de ano, que diferente de 2020, quando as pessoas já estavam mais dispostas a estar na rua ou a confraternizar em família, ainda tinha máscara no ambiente coletivo”, exemplifica.

Busca por novos segmentos na publicidade

Para entrar consistentemente nesse mercado, um dos esforços é de letramento das marcas para estar presente de forma pertinente. “Há segmentos muito óbvios quando a gente pensa numa marca de decoração, de móveis. Quando a gente pensa em Pinterest, ele tem essa sensação natural”. A avaliação da plataforma é que moda, gastronomia, viagens terem grande relevância no Pinterest por serem segmentos inspiracionais.

“O usuário vai numa rede para dizer o que fiz e o que estou fazendo, nos diversos formatos. O Pinterest não é sobre contar para os outros, mas sobre ‘o que eu quero fazer?’ E essa realização ela começa na inspiração”, pontua Russowsky.

O Pinterest, nesse sentido, é uma plataforma que tem mais como vocação, a fase de consideração no funil de vendas. “Ela ajuda as marcas no desafio de consideração justamente por o usuário estar num momento de felicidade, de motivação. É um momento de atenção muito mais elevada do que alguém que está numa sala de espera, passando o tempo numa rede”, defende Russowsky, ao comentar como as marcas podem fazer uso do Pinterest.

Leia Mais: Metade dos consumidores mais jovens compram produtos nas redes sociais

Há muitos segmentos a explorar dentro do Pinterest por causa da proposta muito (audio)visual. Desde pequenas agências a grandes empresas, marcas que fazem curadoria, podem explorar o Pinterest de forma orgânica e também paga para trazer seu conteúdo e responder aos usuários. “Não precisa serum criador de conteúdo, é usar do seu trabalho para gerar informação para dentro da plataforma”, sugere o Industry Lead. Outros segmentos, como automotivo, financeiro, também estão no radar do Pinterest.

“Consigo conectar a uma marca de um banco, por exemplo, que busca de forma como se fosse um concierge para dar sugestões via imagens e via boards de coisas e formatos, a ideia é dar sugestões em cima do que os usuários podem fazer, não só os segmentos mais naturais de compras e bens de consumo, mas com promoção de experiência”.

Com a plataforma de shopping, tanto em vídeo e formatos de imagem padrão, as marcas podem ter um feed de produtos, para o Pinterest se conectar cada vez mais ao processo de compra.

“Cada vez mais estamos incorporando o processo de venda para trazê-lo mais próximo da plataforma. Nosso foco é no engajamento dentro da plataforma. Passa pelo shopping, pelos criadores e passa pelo papel das marcas nesse processo como um todo, contribuindo para o usuário”, finaliza Russowsky.


+ Notícias

Marcas devem agir para o bem da sociedade

Geração Z está disposta a abrir seus dados em troca de experiências

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]