Usar a inteligência artificial virou item praticamente obrigatório dentro de grandes empresas e até setores inteiro da economia. Mas até que ponto tudo não passa de uma mera publicidade onde o objetivo é parecer mais tecnológico ou descolado para o consumidor ou mesmo para os acionistas de uma empresa?
Um estudo feito pela Alegion, uma empresa especializada em treinamento de IA, lança dúvidas sobre a eficácia dos projetos de IA dentro do mundo corporativo. A pesquisa ouviu 277 cientistas de dados e profissionais de IA dentro 20 setores da economia nos EUA. A conclusão? 96% dos entrevistados afirmam que estão enfrentando algum tipo de problema na hora de aplicar esse tipo de tecnologia no seu negócio.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CM
Uma das perguntas questionava os profissionais sobre os principais entraves na hora de aplicar a IA ao negócio. O entrevistado poderia assinalar mais de uma resposta, caso identificasse mais de um problema. Ficou assim:
66% afirmaram que encontraram erros no business intelligence ou nos seus bancos de dados;
51% disseram que os seus dados eram insuficientes;
50% informaram que possuem dados em formatos não utilizáveis ou que não poderiam ser transformados em algo útil para a empresa;
28% não possuem profissionais especializados para a rotulagem ou organização de dados
27% não têm as ferramentas necessárias para a rotulagem de dados
4% não registraram problemas no treinamento com os dados
Terceirização
O resultado de tudo isso? Outro dado da pesquisa mostra que pouco mais de 80% dos entrevistados disseram que o treinamento do algoritmo provou ser mais desafiador do que eles imaginavam no início. Em outras palavras, esse percentual indica que esses profissionais não conseguiram levar adiante os seus projetos de IA dentro das empresas.
Na tentativa de ultrapassar esses obstáculos, as empresas tem buscado a terceirização em um primeiro momento. Isso, de acordo com o levantamento, tem ajudado as companhias a ganharem tempo até o desenvolvimento interno do seu algoritmo e também da sua inteligência artificial. “Nós também vemos que as empresas também estão terceirizando alguns ou todos os seus dados. Ao mesmo tempo, 63% das empresas estão gastando recursos construindo suas próprias ferramentas de rotulagem e anotação”.
Veja a pesquisa completa AQUI.