Sabe quando você precisa de um celular novo, um notebook ou uma TV? Normalmente, você precisa decidir sobre a melhor opção de compra, não é mesmo? As vezes ficamos perdidos no meio de tantas opções ou modelos diferentes. São muitas marcas, com características técnicas difíceis de entender e comparar. Um personal shopper seria bem-vindo, mas normalmente os seus serviços custam os olhos da cara.
Esse dilema foi vivido pelo empreendedor Marcos Beghahn. Ele pensou em diversas maneiras de como facilitar o processo de escolha de um produto, levando em conta a praticidade e eficiência. E foi assim que surgiu o Shoptutor, uma startup ou personal shopper virtual que auxilia o consumidor no momento que antecede a compra. Em linhas gerais, ele usa um algoritmo próprio, com informações precisas, capaz de indicar o exato modelo que se encaixa nas necessidades e condições do consumidor.
Funciona assim: uma pessoa à procura de um notebook, por exemplo, informa seus interesses e rotinas de uso por meio de uma mecânica de perguntas e respostas simples. Dessa forma, o assistente analisa as fichas técnicas de todos os produtos disponíveis para, enfim, sugerir a melhor opção. Essa comparação é feita a partir de informações presentes nos principais e-commerces brasileiros.
Por meio da ferramenta, em tese, o tempo de pesquisa é reduzido para minutos, pois o resultado leva em consideração as respostas do consumidor. “O mais difícil para o consumidor é sentir segurança de que o produto escolhido vai atender a sua necessidade”, explica o fundador Marcos Beghahn.