São três histórias de empreendedores que buscaram novas oportunidades de negócios no crescente mundo do e-commerce e têm procurado, desde cedo, ser eficientes para desenvolver mais rapidamente operações lucrativas em mercados competitivos.
Em um dos painéis do Brazilian Retail Week, principal congresso de varejo do País, GrãoGourmet.com.br, CuecaStore e Tricae falaram sobre seus negócios, as mudanças de estratégia ao longo do percurso e como fazem para ser relevantes para seus consumidores. Em comum no painel ?E-commerce de nicho: modelos de sucesso?, relacionamento e correções de rota.
?Tentamos nos comunicar com nossos clientes pelas redes sociais, e simplesmente não funcionou?, afirma Leandro Cosas Guandelini, fundador da CuecaStore, e-commerce de roupas íntimas masculinas. ?Esse é um aspecto da vida que ninguém expõe?. A necessidade de discrição é tão grande que mesmo as embalagens dos produtos não trazem referência à marca. ?No passado, tivemos casos de clientes incomodados com comentários que o porteiro do prédio fazia sobre a encomenda que tinha chegado?, diz.
No GrãoGourmet.com.br, todo o processo de seleção e compra do sortimento teve de ser repensado com a operação em andamento. ?Começamos há um ano e meio e logo vimos que não poderíamos ter um grande estoque, pois café perde qualidade ao envelhecer?, comenta Renata Kurusu Gancev, fundadora da marca. ?Passamos então a trabalhar com lotes menores e a fazer um trabalho mais intenso de curadoria dos produtos?.
Já na Tricae, veterana entre as empresas participantes do painel, com 3,5 anos de vida, o foco na classe A foi abandonado. ?Esse público não compra produtos puericultura on-line?, resume Marcelo Karsouni, sócio-fundador da companhia. Com isso, a empresa passou a ter como foco a classe C e investiu fortemente em produtos próprios e licenciados. ?Com as marcas próprias, temos o primeiro preço nas principais categorias de produtos. E, com o licenciamento exclusivo Disney, agregamos valor ao nosso mix?, afirma o executivo.
A Tricae, que recentemente realizou uma fusão com a Dafiti e a Kanui, opera no azul desde maio deste ano. O lucro ainda é uma meta a ser alcançada nas outras empresas, e depende principalmente de eficiência. ?Esticamos a corda o quanto podemos para fazer mais com menos. Assim, os resultados aparecem?, afirma Karsouni.
Na ponta do aumento das vendas, a eficiência das empresas vem no relacionamento com os clientes. ?Buscamos entender o que o cliente quer e oferecer muita informação, porque o mundo do café é ainda mais complexo e apaixonante quanto o de vinhos, por exemplo, e o consumidor ainda está aprendendo a navegar nesse universo?, diz Renata, da GrãoGourmet.com.br. ?Procuramos oferecer informação de moda e tornar o processo de compra mais simples, para que o cliente compre sem receio?, diz Guandelini, da CuecaStore. ?Entender as mudanças do ciclo de vida dos nossos clientes é essencial, e temos aprendido a identificar esses fatores?, conclui Karsouni, da Tricae.