Pesquisar
Close this search box.
/
/
Saiba onde descartar eletroeletrônicos que você não usa mais

Saiba onde descartar eletroeletrônicos que você não usa mais

O descarte ON, projeto de logística reversa de eletroeletrônicos, prossegue em São Paulo. Saiba como você pode fazer parte disso

Há poucos meses, a cidade de São Paulo ganhou seu primeiro projeto de logística reversa de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE), o descarte ON. Pois o projeto segue firme e forte, na região da Lapa, até o dia 31 de outubro.

São considerados resíduos eletroeletrônicos de pequeno e médio porte, como eletrodomésticos em geral, liquidificadores, espremedores, ferros de passar, aparelhos de áudio e vídeo, câmeras fotográficas e filmadoras, além de computadores, laptops e celulares; e os de grande porte, como TVs e linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e secadora de roupas, e aparelhos de ar-condicionado). No projeto, não estão incluídos itens como baterias, pilhas secas, lâmpadas fluorescentes e tonners de impressora.

Como há itens de pequeno, médio e grande porte, há dois tipos de coleta. No primeiro, o Coleta nas Lojas, o consumidor deposita os resíduos em caixas de coleta especiais no interior de estabelecimentos participantes. Confira os endereços:

Casas Bahia – Lapa 2 (SP) – R. 12  de outubro, 436, Lapa

Casas Bahia – Lapa 4 (SP) – R. dr. Cincinato Pomponet, 161, Lapa

Extra – Jaguaré – Av. Jaguaré, 460, Jaguaré

Extra Hiper – Anhanguera – R. Samuel Klabin, 193, Lapa

Lojas Americanas – Lapa SP – R. 12 de outubro, 92, Lapa

Pernambucanas – Trindade – R. dr. Cincinato Pomponet, 11, Lapa

Ponto Frio – Megastore SP – Av. Embaixador Macedo Soares, 9179, Lapa

Ponto Frio – Lapa 6 (SP) R. Nossa Sra. Da Lapa, 76, Lapa

Walmart – Supercenter Leopoldina – Av. Dr. Gastão Vidigal, 2.345, V. Leopoldina

Walmart – Supercenter Pacaembu – R. James Holland, 668, Barra Funda

Já a Coleta na sua Casa é voltada aos itens de grande porte (TV, geladeira, máquina de lavar e secadora de roupas, fogão e aparelho de ar condicionado). Funciona assim: ao comprar qualquer um dos 5 tipos de eletroeletrônicos de Grande Porte ? TVs geladeiras/freezers, fogões, máquinas de lavar/secadoras e aparelhos de ar-condicionado ? nas lojas participantes do projeto, se o consumidor quiser descartar o seu aparelho antigo poderá solicitar a coleta em domicílio.

Esta coleta tem o valor simbólico de R$ 10,00 por unidade e está restrita ao tipo e quantidade de equipamentos comprados, ou seja, o cliente que adquirir uma geladeira poderá descartar uma geladeira, e assim por diante.

O valor irá cobrir parte do custo de transporte para a coleta, que vai abranger apenas o município de São Paulo. Demais custos serão cobertos pela JICA (Japan International Cooperation Agency).

O prazo para coleta será de 30 dias corridos da data da compra do eletroeletrônico novo. Como a coleta pode levar alguns dias para ser realizada após a solicitação, o ideal é que o agendamento seja feito o quanto antes.

Veja os endereços das lojas participantes:

Walmart – Supercenter Leopoldina – Av. Dr. Gastão Vidigal, 2.345, V. Leopoldina

Walmart – Supercenter Pacaembu – R. James Holland, 668, Barra Funda

descarte ON

O projeto é resultado de uma parceria entre o Governo Federal e a JICA para dar apoio à implementação da Logística Reversa de REEE no Brasil. Em SP, ele está sendo conduzido em parceria com as partes interessadas do lado brasileiro. JICA é um órgão do governo japonês que centraliza a Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) voltado para cooperação internacional aos países em desenvolvimento.

No Brasil, a JICA tem realizado cooperações técnicas em projetos de assistência que abrangem envio de especialistas japoneses, assim como treinamento de técnicos brasileiros no Japão, e contrato de financiamento em ienes. O aproveitamento eficiente de recursos e know-how acumulado por ambos os países tem resultado na cooperação tripartite, voltada para apoiar outros países em desenvolvimento.

Objetivo e futuro

A ideia é que o cidadão paulistano não descarte seus eletroeletrônicos no lixo comum, mas que ele entenda a importância do descarte correto desse tipo de material. Essa atitude, além de evitar prejuízos ao meio ambiente, ajuda a cuidar da saúde humana.  O projeto, inédito no país, pretende ainda gerar dados e informações para a criação de um futuro sistema de REEE permanente, desde a coleta e transporte até a reciclagem e destinação correta do resíduo.

O governo brasileiro promulgou em 2010, a “Lei da Política Nacional de Resíduos sólidos (Lei 12.305/2010)”, que consiste na “responsabilidade compartilhada entre fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores” para os produtos que causam grandes impactos ao meio ambiente quando descartados. Como o REEE se enquadra como produto alvo, o consumidor precisa devolver os eletroeletrônicos em desuso para a loja ou distribuidores.

Os resíduos devolvidos precisam ser processados e reciclados de maneira apropriada por conta e responsabilidade dos fabricantes e/ou importadores. Conforme pode ser observado, como na logística reversa de REEE, que envolve muitas partes interessadas privadas do setor, este projeto está sendo desenvolvido com a participação ativa e efetiva das empresas e associações representativas da indústria, lojistas, distribuidores e recicladores. Como projeto JICA, trata-se de um esforço inédito e ambicioso.

Mais informações sobre projeto, acesse o site http://descarteon.jica.eco.br/

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]