69% dos consumidores já compraram réplicas ou produtos falsificados. A informação foi constatada no levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz. Para ser mais específica, 45,3 milhões de pessoas já adquiriram produtos não originais. O público que mais compra é jovem, pertence à classe C e possui menor escolaridade.
O estudo mostrou, também, que quando o produto é falsificado ou uma réplica, a satisfação pode dar lugar ao constrangimento. O objetivo da pesquisa buscou entender como funciona o mercado de réplicas e falsificados no Brasil e os motivos que levam o consumidor a esse tipo de compra.
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Segundo o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, frequentemente a fabricação de falsificados está inserida em um contexto de exploração da mão de obra, com baixíssimas remunerações e péssimas condições de trabalho. “Esse mercado pode servir para financiar uma série de outras atividades criminosas”, alerta Pellizzaro.
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Estima-se que o mercado perca 30 bilhões de reais com a venda ilegal de produtos piratas, considerando apenas 13 segmentos da indústria, segundo o Fórum Nacional de Combate à Pirataria.
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Confira no infográfico abaixo os resultados da pesquisa.