Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que você precisa saber antes de comprar o primeiro imóvel

O que você precisa saber antes de comprar o primeiro imóvel

Ter uma casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros, além de ser um marco na vida financeira
Deixar de pagar aluguel e adquirir um bem como esse é um passo importantíssimo, mas, em busca desse desejo, muitas pessoas tomam decisões precipitadas ao comprar o primeiro imóvel.

Deixar alguns cuidados de lado pode causar erros que pesam nas finanças e bagunçam a vida da família. 

Confira cinco erros que você precisa evitar.

Não planejar

Antes de tudo, é preciso saber exatamente que tipo de imóvel você procura. Casa ou apartamento? No centro ou em um bairro mais afastado? Novo ou seminovo?

O tamanho também é importante. Se a família pretende crescer e ter filhos, é interessante adquirir um imóvel com espaço de sobra. Em condomínios, existem ainda as opções de entretenimento, como piscina, quadra poliesportiva, churrasqueiras, entre outros.

Endividar-se não é bom na hora de comprar o primeiro imóvel

Definindo o tipo de imóvel que você prefere, é fundamental saber quais garantias de renda você terá em longo prazo, já que o investimento não é pequeno. Para muitas pessoas, essa é uma dívida que dura por décadas ou até mesmo para a vida toda. Portanto, tome muito cuidado.

Uma ótima dica de especialistas é nunca comprometer mais de 30% da renda mensal familiar com dívidas. Naturalmente, isso inclui a casa própria. 

Outro ponto importante é tentar financiar o menor valor possível, ou seja, planejar-se para dar uma entrada maior. No financiamento imobiliário, os juros giram entre 6,5% e 12%, e mesmo não sendo os maiores do mercado, é preciso ter cautela e não assumir dívidas antes de colocar tudo na ponta do lápis.

Lembre-se também de que você terá custos com a escritura e legalização do imóvel. A boa notícia é que o primeiro imóvel tem desconto de até 50% no cartório. Essa etapa é fundamental para que a relação de compra e venda não seja baseada em um contrato sem validade jurídica. A taxa mais cara é o Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), pago à prefeitura, seu valor varia de 0,5% a 2,4% do preço do imóvel.

Não pesquisar sobre a construtora
Outra reclamação comum na hora de comprar o primeiro imóvel são os problemas que envolvem imóveis na planta. De certa forma, é impossível ter a garantia exata de que o imóvel ficará pronto na data. Porém, é possível pesquisar o histórico da construtora e descobrir se ela costuma cumprir o combinado. Não custa nada fazer essa busca.

Não fazer uma inspeção cuidadosa

Se você pretende comprar um imóvel usado, alguns cuidados extras são necessários. Ao visitar o local, aproveite para fazer uma inspeção detalhada. Anote aí:

? Se a fachada do prédio estiver em más condições, uma reforma poderá ser feita em breve, encarecendo o condomínio;

? Ligue todos os chuveiros e luzes da casa à noite, em horário de pico. Se houver instabilidade, a rede elétrica precisa de reforma;

? Verifique possíveis manchas no assoalho e nas paredes: elas podem indicar umidade, goteiras e vazamentos;

? No vaso sanitário, observe se a água está completamente parada. Caso haja algum movimento, pode ser sinal de vazamento.

Achar que a crise só atrapalha

É verdade que momentos de instabilidade econômica trazem muitas consequências ruins, mas também podem ser sinônimo de oportunidades. Com a crise, a procura por imóveis cai e, consequentemente, os preços também. Esse pode ser um ótimo momento para comprar o primeiro imóvel, pois, quando a crise passar, o seu bem estará mais valorizado.
*Via GuiaBolso

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]