Pesquisar
Close this search box.
/
/
O que muda para as marcas com os novos algoritmos do Facebook?

O que muda para as marcas com os novos algoritmos do Facebook?

No terceiro trimestre de 2017, o investimento das empresas cresceu em redes como Facebook e Instagram. Isso vai continuar?

No início de janeiro, Mark Zuckerberg anunciou mais mudanças no Facebook. Em meio a críticas a respeito da pouca efetividade na luta contra as notícias falsas, o fundador da rede social disse que os algoritmos do Facebook passarão a privilegiar postagens de amigos e familiares. Tudo para aumentar uma maior interação na rede.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O fato é que essa mudança mexeu com o mercado. No dia após o anúncio, 12 de janeiro, as ações da companhia caíram quase 5%. Mesmo tendo se recuperado um pouco ao longo do tempo, ainda é uma incógnita se o caminho escolhido pelo Facebook dará resultado. E se as empresas aceitarão bem a nova mudança.

Isso porque postagens de empresas, principalmente, devem ser mais raras nas linhas dos tempos das pessoas. Ou seja, o grande motor do faturamento do Facebook – US$ 10,1 bilhões somente no terceiro trimestre do ano passado (último dado divulgado) – pode sofrer um abalo.

E uma pesquisa realizada pela iProspect mostra que o Facebook foi um dos grandes destaques na recepção dos investimentos – ao contrário de um de seus grandes “rivais”, o Twitter. Enquanto a rede de Mark Zuckerberg aumentou em 36% o investimento recebido, o Twitter teve queda de 15%. No Pinterest, a queda foi ainda maior: 35%.

Investimento deve continuar, conteúdo vai mudar

Apesar das mudanças nos algoritmos, o aporte não deve diminuir em um curto e nem médio prazo, segundo estimativa de Rafael Rodrigues, especialista marketing digital da iProspect. O que vai mudar será o formato.

Nos últimos anos, o Facebook adotou uma estratégia de priorizar os vídeos. Não por acaso, houve crescimento de 41% nos anúncios de vídeos dentro da plataforma. Agora, com as interações pessoais entre amigos e parentes na dianteira, as áreas de marketing precisarão se renovar.

Aquelas propagandas que estimularem mais interações e discussões estarão na frente das outras. “O conteúdo vai ser a prioridade e não necessariamente um produto ou serviço”, diz Rodrigues. “A ideia é que os profissionais estejam antenados nas discussões para engajar mais a marca que representam.”

Facebook procura novas opções

Além do Facebook, a empresa de Mark Zuckerberg também olha com atenção para os seus outros produtos, como Instagram e WhatsApp. A primeira já vai caminhando com as próprias pernas – somente nos primeiros nove meses do ano passado, o valor investido na plataforma de fotos superou os 104%.

Já o WhatsApp, que foi adquirido por monumentais US$ 22 bilhões em 2014, ainda tenta encontrar uma fórmula para ser lucrativo. Anteriormente, o aplicativo cobrava US$ 1 por ano para se ter acesso ao WhatsApp. Desde 2016, no entanto, a cobrança foi extinta.

Até agora, o Facebook tenta encontrar uma forma de fazer sua ferramenta dar dinheiro: algumas empresas, por exemplo, começaram a criar SACs e robôs para atender pelo WhatsApp. Nada, contudo, foi disseminado em escala. Ao mesmo tempo, o número de mensagens só cresce: no dia 31 de dezembro houve um recorde de 75 bilhões de mensagens em todo o mundo.

“O WhatsApp acaba sendo uma rede social mais privativa e a forma como as marcas vão entrar nela precisa ser muito bem estudada”, diz Rodrigues, da iProspect. “Se não, pode ter um efeito negativo, de uma publicidade invasiva.”

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]