Alguns deixam de pagar contas para comprar um pouco mais, outros só compram se de fato for necessário, há ainda aqueles que consomem por impulso ou mesmo que não ligam para o que veem na vitrine. O consumidor é, de fato, bem complexo. E para entendê-lo um pouco mais, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o portal Meu Bolso Feliz realizaram pesquisa com 1.245 pessoas de todo o País para definir o perfil de quem vai às compras.
A pesquisa também buscou entender o comportamento dos brasileiros frente às dívidas e ao planejamento financeiro. Foram detectados quatro grupos de perfis: imprudentes, racionais, moderados e apáticos. A maior parte dos entrevistados, 31%, consta no grupo dos racionais, aqueles que encaram de forma mais planejada a vida financeira.
“Por serem pacientes e estarem aptos a pensar mais no futuro, os racionais costumam economizar e poupar para realizar metas mais desafiadoras, como comprar um automóvel, a casa própria ou fazer uma viagem”, explica a economista do SPC Brasil Marcela Kawauti.
Para construção desses perfis apontados na pesquisa, os entrevistados responderam uma extensa bateria de perguntas relacionadas a temas como consumo, contas e dívidas, planejamento orçamentário e futuro financeiro. Confira no infográfico abaixo quem são os consumidores brasileiros, a relação deles com o consumo, dívidas e planejamento financeiro.
Infográfico: Fernanda Pelizon/Conhecimento e Conteúdo Grupo Padrão
Leia mais