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O novo frequentador de shopping

O novo frequentador de shopping

Pesquisa da GfK a pedido da Abrasce mostra o perfil de quem visita um mall

Mais jovens, das classes C e D e com intenção de comprar. Este é o perfil do frequentador de shopping centers, segundo pesquisa da GfK feita a pedido da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

Segundo o levantamento, a compra é o principal motivo da ida ao shopping para 40% dos entrevistados. O reflexo dessa motivação é o aumento do número dos compradores. Em 2009, 45% afirmaram que efetuaram compras em shopping, percentual que cresceu para 60% dos entrevistados.

Na lista de motivação ainda está a procura pelos serviços, como lanchonetes, restaurantes ou cafés, segundo 12% dos pesquisados, seguida pela olhada nas vitrines, motivo que leva 11% ao shopping. Outros 9% vão para encontrar pessoas, ao passo que 7% para pagar contas em lojas, 4% para ir ao cinema e ou passear e 5% alegaram outros motivos.

A pesquisa revelou que aumentou a proporção de jovens com menos de 29 anos de idade que visitam o shopping, bem como um recuo na faixa acima de 45 anos. Além disso, o público ainda é predominantemente feminino (56%).

Com relação às classes socioeconômicas, houve uma mudança no interesse da classe média pelas compras em malls. Os frequentadores das classes C e D, que representavam 24% do público em 2012 agora somam 30%. A parcela da classe B é de 53% e 17% são da classe A ? uma queda frente a 2012, quando o público A era de 22%.

Segundo o levantamento, a média por frequentador é de sete visitas por mês, 63% dos frequentadores afirmaram visitar o shopping ao menos uma vez por semana e 37% fazem visitas quinzenais ou mensais. O gasto médio em 2014 foi de R$ 164,00, contra R$ 161,23 em 2012.

Comida, diversão e arte
No estudo deste ano, notou-se um aumento do hábito de comer no shopping: 43% foram à praça de alimentação, contra 40% em 2012. E esse comportamento deve-se às visitas as salas de cinema: enquanto 43% declararam ter se alimentado durante a visita ao centro de compras, 60% tinham como principal motivação ir ao cinema.

O cinema, aliás, já faz parte da rotina dos brasileiros e os shoppings são os principais destinos: 83% têm o hábito de ir ao cinema nos empreendimentos. Apenas 21% do público do cinema vai exclusivamente para assistir filmes. A maioria (72%) vai à praça de alimentação e 40% passam em lojas.

O estudo foi realizado nas cidades de Brasília, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Pela primeira vez, foi incluída uma capital da região Norte (Belém ?PA), única localidade que ainda não fazia parte do levantamento. A cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, também passou a ser avaliada, como representante das cidades do interior, segundo a Abrasce.

Imagem: Shutterstock 

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