Pesquisar
Close this search box.
/
/
O Brasil precisa sair da “UTI”

O Brasil precisa sair da “UTI”

Para o economista Eduardo Giannetti, estamos no limiar de um ponto de inflexão no país, onde uma economia que se encontrava na “UTI” pode voltar a normalidade

O crescimento do consumo, outrora impulsionado pela concessão farta de crédito ficou para trás. A dura realidade agora é convivermos com inflação, recessão, desemprego e uma dívida pública de proporções temerosas.

Com a chegada de um novo presidente será que podemos vislumbrar novos caminhos para o crescimento sustentável da economia brasileira e a retomada da confiança de empresários e consumidores?

Eduardo Giannetti, um dos mais influentes e pensadores econômicos e filósofo do país, acredita que sim. “Essa nova fase ascende uma esperança que estava perdida”, afirma. Para Giannetti este pode ser o início de uma trajetória ascendente, onde empresários e consumidores encontram o mínimo de previsibilidade e rumo para novos investimentos. “Podemos estar no limiar de um ponto de inflexão. Onde uma economia que se encontrava na UTI pode voltar para uma sala de convalescência e mais adiante a normalidade”, analisa Giannetti.

Estancando a inadimplência

Podemos ser esperançosos também no “estancamento” da inadimplência? Giannetti acredita que dá sim, porém, ela terá um efeito “pedagógico” na sociedade. “Pessoas que nunca tinha lidado com a dívida descobriram que num país de juros muito alto, não é trivial você adquirir compromissos no futuro”, explica. Para o economista ficará o ensinamento de que pode haver “ciclos econômicos” que não sustentam uma geração de renda. “Sem dúvida nenhuma houve uma amadurecimento do consumidor”, diz.

No entanto Giannetti ressalta que a dívida é um “instrumento normal” da vida econômica. “Ela vai continuar sendo parte da nossa realidade, mas, de uma maneira mais madura e sustentável”, aponta.

Saindo da convalescência

Mas nessa sala de emergência quem se recuperará primeiro? Segundo Giannetti, a economia é um “sistema de vasos comunicantes”. Em sua análise, os setores que vão liderar essa reanimação e “irrigar” o restante da economia provavelmente serão as importações e os investimentos em infraestrutura. “Estes setores acabam transferindo renda, emprego e confiança para o resto da economia, que se recuperará de maneira acertada”, completa.

Superar uma dívida: virtude ou compromisso?

“As duas coisas!”, responde Giannetti.  Para o especialista, as pessoas fazem o que podem para evitar a dívida. “O que houve foi uma reversão das expectativas. Com desemprego e com queda de renda e consumo real, as pessoas foram pegas no contrapé”, explica.

De acordo com Giannetti, o primordial nesta fase é perceber que há uma “pedagogia implícita” nesse processo e um amadurecimento do consumidor brasileiro. “Muito possivelmente, veremos uma ascendência da economia. Onde consumo, crédito, investimentos e exportações se retroalimentam e, a partir disso, a economia brasileira poderá se reerguer”, conclui.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]