/
/
A aposta da NVIDIA para transformar a Medicina com robótica

A aposta da NVIDIA para transformar a Medicina com robótica

Plataforma da NVIDIA combina IA e simulação para impulsionar robótica cirúrgica e diagnóstico autônomo na Medicina.

A NVIDIA está levando a Inteligência Artificial (IA) para uma nova fronteira: a IA física, um sistema que percebe, raciocina e também age no mundo real. Durante a GTC 2025, conferência de inovação da empresa, foi anunciada a iniciativa Isaac for Healthcare, uma plataforma especializada para o desenvolvimento de robótica na saúde. A tecnologia promete transformar a medicina com simulação avançada, aprendizado por reforço e IA aplicada a dispositivos médicos.

A NVIDIA já vinha construindo sua presença na saúde com modelos de IA baseados em imagem. Agora, a empresa quer dar um passo além, trazendo sistemas que não apenas auxiliam na análise de exames, mas que interagem com o ambiente físico, como robôs cirúrgicos e dispositivos de diagnóstico autônomos.

Nos últimos anos, a IA na saúde se concentrou principalmente na percepção e análise de imagens, auxiliando radiologistas e outros profissionais no diagnóstico. Com a evolução da IA generativa e IA Agêntica, surgiu a possibilidade de treinar modelos médicos em grandes volumes de dados especializados, permitindo que a IA raciocine sobre informações complexas.

“Na área da saúde, a IA física não é apenas inovação, é uma necessidade. Sabemos que há uma escassez global de milhões de profissionais de saúde e, com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, a IA, que pode agir e interagir dinamicamente nesses ambientes, terá um valor altíssimo”, diz Prerna Dogra, Gerente Sênior de Produtos de IA para Saúde, NVIDIA.

Agora, com a IA física, esses sistemas ganham capacidade de agir, criando um ecossistema onde robôs e dispositivos inteligentes podem executar tarefas autônomas, como auxiliar cirurgiões, realizar exames e até atualizar familiares sobre o estado do paciente.

Prerna Dogra, Gerente Sênior de Produtos de IA. Foto/ reprodução NVIDIA.

O desafio da IA física na saúde

A aplicação da IA no mundo físico enfrenta desafios específicos, principalmente na coleta de dados. No universo digital, os modelos podem ser treinados com informações da internet, mas, no mundo real, capturar dados médicos é um processo caro e complexo.

“Isso nos coloca em um curso de resolver alguns desafios computacionais realmente difíceis porque a IA física é difícil. E o que torna isso realmente difícil é qual é a estratégia de dados, certo? Então capturar dados do mundo real é muito custoso”, diz Prerna Dogra, gerente sênior de Produtos de IA da NVIDIA. “E até agora na era dos agentes digitais, estávamos realmente limitados pelos dados da internet. Mas agora que você entra no mundo físico, imagine o que isso significa para nossa indústria”.

Para resolver esse problema, a NVIDIA aposta no conceito dos três computadores:

  • Treinamento: Modelos de IA são desenvolvidos nos sistemas DGX;
  • Simulação: A IA é testada e pode praticar milhares de vezes em um ambiente virtual antes de atuar no mundo real;
  • Execução: O sistema treinado é implantado em robôs físicos, operando com base nos conhecimentos adquiridos.

Isaac for Healthcare

O Isaac for Healthcare, é uma plataforma especializada para desenvolvimento de robótica na área da saúde. Ele permite que desenvolvedores integrem sensores, robôs e modelos anatômicos a um ambiente de gêmeo digital. Nessa plataforma, a IA aprende com interações humanas e aprimora suas habilidades por meio de aprendizado por reforço.

Com isso, a NVIDIA quer impulsionar duas principais frentes:

  • Robótica cirúrgica assistida: Automatiza tarefas como sutura e manipulação de tecidos;
  • Diagnóstico por imagem autônomo: Utiliza sensores e IA para realizar exames como ultrassom sem necessidade de um operador humano.

A plataforma se baseia em colaborações com instituições acadêmicas de ponta, como UC Berkeley, Georgia Tech, Universidade de Toronto e Johns Hopkins, além de parcerias com empresas de robótica médica.

A NVIDIA deixa claro que não pretende fabricar robôs cirúrgicos ou dispositivos de diagnóstico, mas fornecer a infraestrutura para que essas inovações aconteçam. O objetivo é transformar desafios médicos em problemas computacionais resolvidos com a potência das GPUs da empresa.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]