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Mulheres assumem protagonismo no mercado de investimentos, aponta Nubank

Mulheres assumem protagonismo no mercado de investimentos, aponta Nubank

Pela primeira vez, clientes mulheres são a maioria em um setor tradicionalmente masculino

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam uma mudança no panorama dos lares brasileiros: mais de 48% deles têm mulheres como principais responsáveis ​​pelo sustento da casa e dos filhos. No entanto, o protagonismo das mulheres não tem se limitado apenas à esfera doméstica.

Essa é a constatação do levantamento realizado pelo Nubank, que mostra uma tendência crescente das mulheres no mercado de investimentos no Brasil. Cada vez mais, as mulheres estão assumindo um papel ativo na gestão de suas finanças e na tomada de decisões relacionadas aos seus investimentos.

A análise da base de investidores do Nubank, realizada entre 2023 e fevereiro de 2024, mostrou que, dos investidores com gênero declarado e valores aplicados superiores a R$100, as mulheres representam a maioria, com 51%, enquanto os homens representam cerca de 49%. Já em relação ao volume investido, os clientes que se declaram homens respondem por 62% e mulheres por 38% – participação que tem crescido ano a ano e que em janeiro de 2023 era 34%.

 Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil, fala sobre essa jornada feminina no mercado de investimentos. “Desde a nossa fundação, um dos valores do Nubank é desburocratizar o acesso aos serviços financeiros de qualidade, facilitando a vida dos nossos clientes. Fizemos o mesmo em investimentos, ao criar soluções intuitivas e eficientes para que todos pudessem iniciar a construção do seu patrimônio. Fico feliz em ver o aumento de mulheres buscando sua independência financeira e por escolherem o Nu para ser a porta de entrada nesse mundo”, diz.

O perfil da mulher investidora

Os dados observados no Nu refletem também uma evolução no mercado. De acordo com um levantamento da B3, o número de mulheres investidoras saltou 118% nos últimos anos. Em 2002, elas eram de 15.030 na Bolsa de Valores; já em 2021, esse número atingiu a marca histórica de 1 milhão de CPFs.

 Mesmo com esse crescimento, ao analisar o perfil das investidoras do Nubank desde 2023, foi constatado que as mulheres ainda possuem portfólio menor e um perfil mais cauteloso em comparação aos homens, o que é esperado, considerando que muitas são novas entrantes nesse mercado, como demonstram os dados da B3. No Nu, cerca de 75% delas têm perfil conservador, enquanto apenas 35% dos homens se enquadram nesta categoria.

 Os números demonstram uma diferença de perfil, evidenciando que mulheres preferem investimentos mais seguros e estáveis. A escolha pode ser motivada pelo desejo de preservar o patrimônio, evitar riscos e, até mesmo, por muitas investidoras estarem iniciando sua jornada no mundo dos investimentos agora.

“Como mulher, fico muito feliz ao perceber o quanto pudemos contribuir para o empoderamento das mulheres no mundo dos investimentos à medida que criamos novas soluções e produtos transparentes, idealizados para dar autonomia e poder de escolha para cerca de 95 milhões de clientes na América Latina”, ressalta Livia.

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