A Midjourney, conhecida por imagens geradas por Inteligência Artificial (IA), acaba de dar um passo inédito: agora é possível transformar imagens estáticas em vídeos animados diretamente na plataforma. Chamado V1, o modelo permite transformar imagens estáticas (criadas na própria plataforma ou enviadas pelo usuário) em vídeos curtos e animados, com duração de até 21 segundos.
O usuário escolhe uma imagem e aciona a opção Animate, que gera quatro vídeos de cinco segundos. É possível estender a duração em incrementos de quatro segundos, até o limite de 21. O sistema oferece dois modos: automático (com movimentos aleatórios) e manual, em que o usuário descreve os movimentos via texto. Também é possível escolher entre movimentos sutis ou dinâmicos.
Midjourney no mercado
O CEO da Midjourney, David Holz, afirmou que esse lançamento é apenas um passo para modelos ainda mais avançados, capazes de simulações abertas e interativas em tempo real, incluindo ambientes 3D e movimentação livre — algo que a empresa pretende desenvolver nos próximos anos.
Atualmente, o recurso está disponível apenas via web. Para acessar a geração de vídeos em modo rápido é necessário um plano de assinatura (a partir de US$10/mês). Já os usuários dos planos mais avançados têm acesso ilimitado ao modo Relax para vídeos.
O movimento aponta para uma próxima fronteira para empresas como a Midjourney está em oferecer experiências ainda mais imersivas, interativas e até mesmo realistas, por meio de ferramentas de IA para a criação de vídeos. O avanço representa um marco na convergência entre criatividade e automação, com potencial para transformar a forma como vídeos são concebidos e produzidos, da publicidade ao cinema.