Pensando em melhorar a experiência dos consumidores e combater o desperdício, a Nike lançou o Nike Fit, um aplicativo para medir com precisão o tamanho e o formato dos pés dos clientes.
Com uma combinação de ciência de dados, inteligência artificial, algoritmos e visão computacional, a plataforma promete auxiliar o consumidor e permitir a economia de milhões de dólares desperdiçados anualmente com o descarte de tênis e o excesso de materiais para confecção.
LEIA MAIS: Nike aposta em manequins plus size em favor da representatividade
Segundo a empresa, 60% dos consumidores dos EUA compram sapatos de numeração errada em algum momento de sua vida e cerca de meio milhão de pessoas devolvem ao menos um sapato por ano pelo mesmo motivo. O cenário provoca um impacto considerável em retornos, trocas de produto e investimento em produções que não chegam a ser utilizadas.
LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno!
Ideia
O Nike Fit mede a forma de ambos os pés completamente e revela um encaixe ideal para cada modelo específico. A ideia pretende melhorar projetos e fabricação de calçados nos mais diversos formatos.
Em larga escala, porém, o aplicativo tem o potencial de melhorar a produção da empresa como um todo, gerando uma grande economia e reduzindo o desperdício – além de ajudar quem está em outro país e quer comprar um tênis, ou quem simplesmente vive mudando de número, dependendo do modelo ou da marca a se vestir.
O app foi lançado neste mês nos Estados Unidos e poderá ser instalado na Europa a partir de agosto deste ano.
Assista ao vídeo abaixo:
JÁ VIU? 66% dos brasileiros jogam games eletrônicos