/
/
Para além dos negócios: a realidade virtual pode melhorar a memória

Para além dos negócios: a realidade virtual pode melhorar a memória

Estudo publicado na Nature Neuroscience mostra que a exposição à realidade virtual traz mudanças no comportamento do cérebro

Desde a chegada da Realidade Virtual Aumentada (RVA), já se sabia que ela seria revolucionária aos negócios. As oportunidades eram inúmeras: trazer uma experiência phygital ao consumidor, explorar espaços nunca vistos e proporcionar uma experiência interessante. No entanto, o que não se sabia é que ela também é uma forte aliada para melhorar a capacidade de aprendizagem e à memória.

A descoberta foi publicada na revista científica Nature Neuroscience. O estudo, feito por meio do estudo de ratos, mostra que o cérebro responde de forma diferente em ambientes virtuais imersíveis, se comparados a uma ambientação natural. E essa comprovação tem instigado cientistas a compreenderem como o cérebro humano reúne a informação sensorial de diferentes fontes para criar uma imagem coesiva do mundo ao nosso redor.

“Um mundo em uma realidade virtual experiência um grupo diferente de estímulos, podendo assim, trazer maiores possibilidades do uso da realidade virtual como processo terapêutico mediante a uma amplitude maior de opções de forma gradativa. Amenizando possíveis erros de imagens que não tragam à sensação desejada, entre outras vertentes.” Conclui o neurocientista Fabiano de Abreu, que tem estudado a pesquisa.

A realidade virtual como aliada da memória

Por meio do estudo do hipocampo, que é a região do cérebro responsável por transformar a memória de curto para longo prazo, os cientistas perceberam que os ratos apresentaram uma melhora considerável no aprendizado ao serem submetidos a experiências que usavam a realidade aumentada.

“No experimento, a realidade virtual permitiu que os ratos pudessem ir à fonte virtual beber água, olhar ao redor, ver brincadeiras que gostam de fazer, saltarem, entre outras coisas divertidas. Os neurônios no hipocampo, medidos por eletrodos minúsculos, revelaram que há uma distinção na realidade virtual da realmente vivida”, explica o neurocientista.

Por estar também relacionada à transformação da memória, as experiências vividas na realidade virtual acabam, por assim dizer, mais fixas: criam uma memória mais presente no subconsciente e que, portanto, tem maior facilidade para se fixaram. Nota-se, portanto, que a realidade aumentada pode ser mais eficiente para tornar um momento “inesquecível”.

Uso e aplicação aos negócios

A partir da constatação, é possível perceber que o uso da realidade virtual aumentada tem um papel ainda mais importante para os negócios do que antes foi imaginado: criar uma experiência ao cliente que terá uma fixação ainda mais longa na mente do consumidor.

O mesmo se prova ao aprendizado: fazer uso da ferramenta para instigar o aprendizado nos consumidores pode ser uma estratégia que vai além dos negócios educacionais: pode se tornar uma parte importante da jornada do cliente e que, assim, pode compor um reconhecimento de marca ainda maior.


+ Notícias

Realidade virtual permite treinar soft skills para demissão

Gameterapia: realidade virtual é utilizada em tratamentos médicos

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]