Pesquisar
Close this search box.
/
/
Música e histórias pagam seu aluguel? Acredite: eles podem

Música e histórias pagam seu aluguel? Acredite: eles podem

Como a solidariedade, o compartilhamento e a internet ajudam pessoas a ajudar pessoas – e mudar o mundo em torno delas

Austin – EUA – A falta de residências acessíveis para aluguel nos Estados Unidos é um problema de grande complexidade, que demanda a criação de uma inovação, uma bala de prata capaz de enfrentar esse desafio.

Mas ao contrário de assuntos como a saúde e o meio-ambiente, o aluguel residencial está muito ausente da agenda nacional e política, mesmo atingindo 11 milhões de famílias americanas, que mal conseguem se sustentar por conta dos aluguéis que pagam.

Em termos simples, uma em cada dez famílias comprometem 30% ou 40% da renda para pagar o aluguel antes sequer de colocar comida em suas casas. Normalmente, o problema é abordado da perspectiva de que essas famílias precisam resolver o problema por si, mudando de casas, renegociando aluguéis, aumentando a renda. Soluções que na vida real não são simples.

Numa perspectiva histórica, na década de 1920, foram registradas diversas “festas de aluguel”, onde músicos de jazz tocavam em residências enquanto seus vizinhos passavam o chapéu para ajudar famílias a pagar seus aluguéis. Essa apresentação, reunindo um diretor de filmes e uma advogada, vai explorar como o storytelling e a música podem ajudar essas famílias, enfatizando a necessidade desses cidadãos na busca por aluguéis justos nacionalmente.

A abordagem dessa questão e a solução encontrada pela ONG Make Room, foram apresentadas no SXSW no painel “Como música e storytelling podem inspirar a mudança social”. Angela Boyd, advogada e Diretora-Geral da Campanha Make Room, Comunidade de Empresas Associadas e Paul Bozymowski, Produtor e Diretor da RadicalMedia mostraram a combinação de verdade, engajamento social, mídias sociais e altruísmo podem ajudar muitas pessoas.

Uma manifestação da sociedade, independentemente das esferas sociais, encaminhou uma solução simples para ajudar quem precisa. A ideia geral era buscar uma campanha de mobilização como aquelas divulgadas por filmes como Super Size Me (A dieta do palhaço), Morgan Spurlock e Verdade Inconveniente, do ex-candidato a presidente  e ativista Al Gore.

Jacques Meir

Festa do aluguel

A concepção da iniciativa foi justamente a de retomar as “festas de aluguel”, onde músicos engajados pela Make Room começaram a tocar nas residências e em festas no sentido de levantar os recursos para ajudar essas famílias carentes. A mensagem inspirou-se no aforismo de John Denver, de que a linguagem da música é universal, fala à alma, independentemente de classe social, cor ou gênero.

Comerciais foram criados e veiculados nas redes sociais trazendo as histórias e o perfil de algumas dessas famílias. Gente normal, que trabalha, batalha, é honesta, mas que não consegue, por motivos diversos e em situações específicas, pagar o aluguel e viver dignamente. Pessoas com familiares doentes, a necessidade de melhorar a educação dos filhos ou que perdeu o emprego momentaneamente.

Filmes mostrando a performance dos músicos participantes do programa ajudavam a divulgar o trabalho deles e também criavam expectativa é demanda para shows residenciais. Confira-os aqui.

Resultados emocionantes

Os resultados foram incríveis. Uma lição de como as plataformas sociais podem criar um ambiente inovador capaz de criar inovação de valor que possa trazer novos caminhos para a solução de problemas. A repercussão de mídia espontânea foi excepcional, ganhando revistas, jornais, portais, sites, engajamento orgânico – 10 milhões de views, 60 mil doadores, US$ 50 mil dólares em pequenas doações e 3 milhões de seguidores. F

ortes, Wall St Journal, Washington Post e Rolling Stone abriram espaço para o problema e a iniciativa. Ainda assim, o desafio permanece. A expectativa é que o número de famílias americanas que venham a comprometer mais de 30% da renda com aluguel pode chegar a 25% em dez anos.

As lições da Make Room: conecte-se, seja honesto, considere a sua audiência e procure atuar em rede.

***

Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]