Em sua mais recente apresentação de resultados, o Nubank mostrou ter alcançado um significativo crescimento. Em 2023, a Nu Holdings, empresa controladora do grupo Nubank, anunciou um lucro líquido extraordinário de US$ 1 bilhão. Esse feito não é apenas um registro financeiro notável, mas também uma prova tangível de que a abordagem centrada no cliente é o caminho para o sucesso sustentável. O Nubank não apenas se adaptou ao ambiente dinâmico, mas floresceu de maneira excepcional, evidenciando uma trajetória notável de crescimento e prosperidade.
Diante de tal resultado, vale relembrar que no ano anterior, em 2022, a empresa havia encerrado o exercício com perdas líquidas de US$ 9,1 milhões (excluindo os efeitos do cancelamento do CSA do 4º trimestre de 2022). Esse contraste ilustra a transformação do Nubank em um período relativamente curto, passando de uma empresa em busca de rentabilidade enquanto investia em seu crescimento, para uma instituição financeira robusta, lucrativa e em constante expansão.
Esta evolução, alcançada no nosso décimo ano de existência, destaca não apenas a agilidade do Nubank em se adaptar às demandas do mercado, mas também reforça o compromisso contínuo com a inovação e a satisfação do cliente. A empresa ainda reforçou em seu comunicado que, nos resultados divulgados em fevereiro de 2024, foi mostrado que o índice de eficiência atingido pela empresa durante todo o ano de 2023 alcançou a marca de 36%. Ou seja, houve uma melhora de 19 pontos percentuais em comparação com 2022.
Mais de 19 milhões de novos clientes
Ao divulgar seu relatório de ESG 2022, o Nubank mostrou ter, naquele período, 74 milhões de clientes. Em 2023, esse número passou por um aumento e a instituição bancária conquistou 19,3 milhões de novos consumidores, sendo 4,8 milhões apenas no 4° trimestre. Sendo assim, terminou o ano passado com 93,9 milhões de clientes nos três países onde tem operação – Brasil, Colômbia e México. Vale lembrar que, desse total, 87,8 milhões são clientes brasileiros.
Além disso, o relatório anual do Nubank mostrou ainda que o banco digital é a principal instituição financeira para 61% dos seus clientes ativos. Quando é dividido o número de clientes ativos mensais pelo total de clientes em uma data específica, para chegar a taxa de atividade, o resultado também é histórico: 83,1%. Ainda segundo o levantamento, a Receita Média Mensal por Cliente Ativo (ARPAC) mostrou um crescimento de 23% em base neutra com relação ao período anterior, o que resultou em US$ 10,6.
“À medida que trabalhamos para ultrapassar a marca de 100 milhões de clientes em 2024, estamos investindo pesado em diversificar caminhos de crescimento para continuar a transformar potencial em lucro”, pontua David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
Outros números do Nubank
No México, houve uma expansão do número de clientes do Nubank para 5,2 milhões. Essa quantidade foi impulsionada pelo lançamento da Cuenta Nu, versão mexicana da conta do Nubank. Em janeiro de 2024, após o fechamento dos resultados do 4° trimestre de 2023, o número de consumidores da instituição bancária no país havia saltado para 5,5 milhões. A expectativa é que o mesmo aconteça na Colômbia, que fechou em 2023 com 800 mil clientes. Por lá, a Cuenta Nu deve ser lançada em breve.
Quanto ao capital e liquidez, o Nubank informou estar com US$ 2,4 bilhões em excedente de fluxo de caixa na Nu Holdings. A taxa de empréstimo por depósito de 34% é citada como razão para o número. Ou seja, para cada dólar emprestado, há três vezes em depósitos.
Resultados do 4° trimestre de 2023 no lucro líquido do Nubank
Apenas no 4° trimestre de 2023, o lucro líquido alcançado pelo Nubank foi de US$ 360,9 milhões. Esse número é seis vezes maior que o valor alcançado no mesmo período em 2022, quando o lucro alcançado foi de US$ 58 milhões.
Além disso, foi alcançado ainda um novo recorde de receita nos últimos três meses de 2023: US$ 2,4 bilhões. Esse valor representa um crescimento de 57% em base neutra de câmbio quando comparado com o mesmo resultado no 4° trimestre de 2022.
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