/
/
Michel Temer declara apoio ao varejo

Michel Temer declara apoio ao varejo

Setor tem reunião histórica, apresenta estudo e propostas e abre canal de diálogo com o Executivo

Representantes das principais entidades do varejo brasileiro estiveram reunidos hoje (17) em Brasília para discutir, com o vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, uma série de assuntos de interesse do setor. “Podem contar com meu apoio”, declarou Temer, no encontro. 

Durante as reuniões, foi entregue uma radiografia inédita do setor e apresentadas propostas para simplificar as relações e aproximar mais o varejo do Governo, colaborar com a reforma fiscal, criar alternativas para reduzir os custos trabalhistas, analisar as condições de crédito dos varejistas, economizar água e energia e intensificar a formalização das pequenas e médias empresas.

Os encontros foram considerados históricos por reunir, pela primeira vez, as principais entidades do varejo em torno de uma agenda única, fruto de um trabalho conjunto dos diferentes setores do mercado. ?Fizemos cinco reuniões para definir temas comuns e, ao apresentá-los de forma conjunta em Brasília, tivemos uma recepção bastante positiva?, afirma Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). ?Vimos uma grande disposição do Governo em conversar, mesmo no atual cenário político?, comenta. ?O grande produto destas reuniões foi o diálogo?, completa Terra.

O que depender do meu empenho na articulação no Congresso eu farei. Temos que estar todos juntos para termos um varejo vigoroso?, disse Michel Temer. As reuniões com o vice-presidente Temer e com o ministro Afif significam uma aproximação necessária e irreversível junto ao Governo federal, uma vez que o varejo não tinha até agora, como setor, uma interlocução direta com o Poder Executivo. ?Demos nossa contribuição, inclusive com um estudo que mostra que o varejo representa 22% do PIB e emprega uma em cada cinco pessoas no País. O próximo passo é avançar com uma agenda propositiva no Legislativo?, afirma Eduardo Terra.

Entre as entidades representadas estiveram a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a Associação de Lojistas de Shoppings (Alshop), a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), a Associação Paulista de Supermercados (Apas), a Associação Brasileira de Atacados de Autosserviço (Abaas), a Associação Brasileira de Relações Empresa Cliente (Abrarec) e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

A união de todo o varejo é uma das causas defendidas pela plataforma NOVAREJO e foi um dos temas da edição 2014 do Brazilian Retail Week, o principal evento do varejo no País, que ocorreu em julho do ano passado, em São Paulo. Uma das sessões plenárias do congresso reuniu representantes de associações que representam diversos segmentos do mercado e gerou o entendimento de que essas instituições, unidas, poderiam mostrar ao Governo a força do setor. É o que aconteceu hoje em Brasília. Um momento histórico.

Leia mais:
O varejo é o Brasil que dá certo

BR Week: confira cobertura exclusiva

BR Week – Pés no chão e a cabeça nas estrelas

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]