Pesquisar
Close this search box.
/
/
Metodologias Ágeis: Como unir esforços para garantir o sucesso da empresa

Metodologias Ágeis: Como unir esforços para garantir o sucesso da empresa

Equipes mais focadas e unidas na resolução de problemas trazem mais resultados; entenda

Ao mesmo tempo que “parou” o mundo – manteve as pessoas dentro de casa, acabou com as viagens, etc -, a pandemia do novo coronavírus aumentou a busca por rapidez. A transformação digital prevista para os próximos 10 anos aconteceu em alguns meses impulsionada pela corrida das empresas para se manter perto dos seus clientes e se adaptar ao novo cenário. Quem ficou parado, não sobreviveu.

Diante da necessidade de tomadas de decisões rápidas, as já conhecidas Metodologias Ágeis ganham ainda mais espaço. E elas foram o assunto de um dos painéis do CONAREC 2020: “Na sua casa ou na minha: Metodologias Ágeis em operações de Home Office. O debate que abordou o uso do método contou com a mediação de Itamar Olímpio, especialista em inovação e co-fundador da CO-VIVA, e com a participação de William André Bezerra Sousa, Presidente da Kainos; Lucio Tezotto, Head de Costumer Experience da SUMUP; e Carolina Prado, diretora de rh da Privalia.

As Metodologias Ágeis

Itamar Olímpio começa alertando que, mesmo o tema estando em pauta e ser comum nas empresas, muitas pessoas não sabem exatamente do que se trata as Metodologias Ágeis. Carolina Prado explica: “Está muito relacionado com testar, errar, aprender e mudar rápido. Em resumo, é conseguir se adaptar rapidamente às mudanças”.

Para Willian André Bezerra Sousa, acredita que os benefícios trazidos pelas Metodologias Ágeis mostram que elas vieram para ficar. “Essas metodologias vieram para mudar as empresas. Na Kainos, falamos que somos organismos vivos, ou seja, todos os dias temos que entregar coisas. Outra coisa é que antigamente as reuniões que não tinham começo, meio e fim, agora tem reunião, mas com entregas. Por fim, a gente lembra que acima de tudo estamos nos relacionando. No fundo, Metodologia Ágil é unir forças para que as coisas aconteçam.

Benefícios na prática

No fim do dia, algumas das vantagens citadas a partir do uso das metodologias são: equipe mais autônoma, disciplina, velocidade de resposta, foco e colaboração.

Lucio Tezotto traz como exemplo o próprio cenário trazido pelo coronavírus. “O momento que foi dado o anúncio da pandemia, que isso já estava acontecendo no Brasil, foi necessário velocidade para reorganizar o formato de trabalho das equipes. Agimos de maneira muito rápida, um time específico foi designado para organizar isso e chegamos à definição em algumas horas. A gente picotou o problema em o que faremos nas próximas duas ou três semanas, se a gente fosse planejar os próximos seis meses, isso iria demorar muito mais”, conta o Head de Costumer Experience da SUMUP.

Usar as Metodologias Ágeis para migrar para o home office ajudou a multinacional Kainos a fazer a mudança em 10 dias. Mas, mesmo que os processos tenham sido implementados de forma “suave” na nova realidade, como diz Willian, o presencial ainda faz falta. “A gente sentiu e ainda sente falta tête-à-tête, da discussão, do olho no olho. Então seguindo todas as regras de segurança, uma vez por mês, nós acabamos nos reunindo para muitas discussões presenciais e isso ajudou muito para que as coisas fossem implementadas lá na ponta. No ponto de vista estratégico, somos híbridos”, conta.

O sucesso das Metodologias Ágeis não está na que é adotado – existem várias, como scrum, scaled agile e framework e ASD -, mas sim na forma como a empresa se organiza e no mindset da equipe. “No final do dia estamos trabalhando com seres humanos, então as pessoas precisam entender os benefícios dessas metodologias para que o resultado seja bom”, diz Itamar.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]