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O que define o ingresso no metaverso para os executivos brasileiros?

O que define o ingresso no metaverso para os executivos brasileiros?

Estudo global revela as preocupações e objetivos dos executivos no Brasil quando o assunto é metaverso. Confira!

O que importa em metaverso: experiência ou segurança? Segundo um estudo realizado pela FIS, empresa global de tecnologia, o fator mais importante para uma organização escolher uma plataforma de metaverso é a segurança.

O estudo realizado no Brasil e em mais oito países destacou as principais preocupações dos executivos quando o assunto é metavero. Veja as prioridades: padrões de cibersegurança (46%), tecnologias de experiência do usuário sendo implantadas (37%) e custos da plataforma e taxas de comissão (29%).

Para Filiberto Galarraga, diretor de Negócios Bancários e Meios de Pagamento da FIS para América Latina, as organizações ainda estão analisando o ingresso nesse novo ambiente. “É um processo novo, experimental, e as empresas estão verificando as contrapartidas”, diz.

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O impacto do metaverso nas organizações

Como todos sabem, o metaverso, é um universo virtual que busca reproduzir a realidade por meio de uma série de dispositivos digitais. Essa tecnologia impactará fortemente as instituições nos próximos três anos na opinião de 83% dos C-Levels entrevistados no Brasil pela FIS.

No curto prazo, em 12 meses, o estudo informa que 79% dos executivos acreditam que o impacto também será alto. Segundo os entrevistados, o metaverso deve proporcionar o fortalecimento das relações com os clientes (47%), geração de receita (34%) e mudança nos modelos de venda e/ou distribuição.

A pesquisa também indicou que, em relação a possíveis pontos de barreira para uma maior adoção ao metaverso hoje. O ponto de maior atenção está relacionado à cibersegurança, com 33% – o maior percentual entre os executivos de todos os nove países pesquisados.

Também aparece no mapeamento a falta de habilidades de desenvolvimento interno (31%) e preocupações com moderação de conteúdo, além de padrões comportamentais 27%.

Estratégias para o ingresso no metaverso

Os executivos entrevistados, vislumbrando a importância dessas grandes inovações, já começaram a se preparar e a montar estratégias para fazer parte deste novo universo virtual.

O estudo identificou as três principais linhas a serem seguidas: adoção de novas tecnologias, aumento das habilidades e aumento de investimentos para implementação e desenvolvimento de novas tecnologias.

Quase a metade das empresas (49%) pretende adquirir novas tecnologias e 41% delas vão desenvolvê-las. Um total de 28% dos entrevistados afirmou que também planeja lançar produtos ou serviços. O mesmo percentual deve aumentar o orçamento em P&D e procurar parceiros com habilidades tecnológicas.

Futuro e principais atividade no metaverso

Em três anos, os executivos acreditam que suas empresas estarão envolvidas, por meio do metaverso, nas seguintes atividades: venda de serviços/produtos virtuais (49%), aquisição de novos clientes (44%), pesquisa do cliente (41%) e publicidade, marketing, endossos (41%).

Vale mencionar que a pesquisa foi realizada com executivos seniores de bancos, seguradoras, empresas do mercado de capitais e fintechs em 2022 no Brasil e também na Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Hong Kong, índia, Reino Unido Singapura, somando 2 mil entrevistados.


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