Pesquisar
Close this search box.
/
/
Metaverso corporativo e o futuro do trabalho remoto

Metaverso corporativo e o futuro do trabalho remoto

Para CEO do International Workplace Group (IWG), o futuro do trabalho remoto está ligado ao “metaverso corporativo”, uma das principais tendências em home office

O trabalho remoto já se provou eficiente e produtivo em diversos setores. Aliado ao modelo híbrido, o conceito se consolidou no mercado brasileiro e hoje a qualidade de vida pessoal e profissional está mais ajustada para empresas e colaboradores.

Nesse cenário, o metaverso pode ser um impulsionador dessas qualidades. Embora ainda muito incipiente, já acompanhamos reuniões virtuais, treinamentos, eventos e palestras sendo realizados com o “selo metaverso”.
Porém, o metaverso é muito mais. Para Tiago Alves, CEO do International Workplace Group (IWG) no Brasil, o interesse na adoção do metaverso para o trabalho remoto é crescente e muita coisa ainda está por vir.

“O interesse das empresas está altíssimo, apesar de muitas ainda estarem esperando para ver quem dará o primeiro passo na criação deste modelo corporativo. Nós, do IWG, já estamos estudando a nossa entrada no metaverso, principalmente no que se refere às reuniões e espaços de trabalhos virtuais. Obviamente, não podemos revelar muitos aspectos sobre este tema, mas há muitos projetos sendo iniciados”, conta Alves.

Ainda que as empresas estejam interessadas, Tiago afirma que não existe uma tecnologia predominante que possa ser adotada. “Será preciso primeiro que o acesso seja mais amplo, pois qualquer dispositivo relacionado à tecnologia (Facebook, etc) ainda é muito caro – como os óculos de alta resolução ou luvas que simulam a sua presença dentro do ambiente virtual”, avalia.

Além disso, existe o desafio de infraestrutura e conectividade. “O metaverso vai exigir muito mais de conexões online. Além do mais, precisaremos avaliar quais tipos de ambientes virtuais serão criados, como as empresas, estruturalmente, vão promover e garantir esta experiência. O que posso afirmar, apesar de todos estes aspectos, é que o metaverso corporativo é uma das principais tendências que, junto ao trabalho híbrido, irão dominar as próximas décadas”, explica o CEO da IWG.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  

Quais os passos nessa construção do metaverso corporativo?

Para uma empresa que se interessa pelo metaverso como um elemento de produtividade para o trabalho remoto, Tiago aponta que os primeiros passos nessa construção está em simular ambientes digitais de interação, que ainda não são do metaverso, mas que já trazem alguma experiência virtual e permite avaliar a adaptabilidade das pessoas para esse tipo de modelo.

“Sabemos que os seres humanos são seres sociais e que nós dependemos de interações, portanto, nem todo mundo conseguirá se adaptar rapidamente. Para facilitar esse processo, já há vários softwares disponíveis no mercado e empresas especializadas que podem auxiliar com o tema”, explica Tiago.

O especialista cita o exemplo do kickoff da SambaTech, lançada no metaverso recentemente com uma sala de palestras virtuais para as pessoas assistirem. Para Tiago isso é muito válido, já que vivenciamos as vantagens do trabalho remoto e iniciativas como essa permitem uma experiência de como será a interação digital no trabalho e o que está por vir.

“Aqueles que forem das gerações mais novas, certamente, terão mais facilidade, principalmente, por terem conhecimento sobre os jogos modernos como Fortnite, Roblox e Minecraft, que promovem essa adaptação virtual dos ambientes de interação”, complementa Tiago.

Lições do passado e janelas para o futuro do trabalho remoto

Ainda sobre trabalho remoto no Brasil, passado digamos a fase “mais aguda da pandemia”, Tiago percebe que o trabalho remoto por aqui se consolidou e, sobretudo, acelerou tendências que já estavam em andamento. “A possibilidade das pessoas terem liberdade para escolher se preferem trabalhar de casa ou escritório, ou até mesmo, de locais mais próximos de suas comunidades, por exemplo”, cita Tiago.

Toda essa mudança é positivo na visão de Tiago. “Não será apenas um nem outro modelo, o futuro do home office está diretamente ligado com o futuro dos espaços de trabalho, em que um modelo será complemento do outro e o ajudará a ser transformado”, pontua.

Em última análise sobre a evolução dos modelos de trabalho remoto, Tiago ressalta que há ainda duas fortes tendências. “A adoção da ‘semana de quatro dias’, que já ocorre no exterior e deverá chegar em breve no país. E a “workation”, a famosa semana de trabalho e férias juntas, em que as pessoas vão poder ter esse benefício de viajar estando à trabalho. Isso ocorreu na pandemia, em que muitos se mudaram para lugares paradisíacos e faziam reuniões diretamente da praia, sem nenhum tipo de impacto. É uma realidade que se aproxima, assim como o metaverso corporativo”, conclui Tiago.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  


+ Notícias

Mão de obra em TI: qual a chave para melhorar este cenário nos próximos anos?

O futuro do CX é o employee experience? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]