Pesquisar
Close this search box.
/
/
Metaverso e Blockchain na visão de Juliano Kimura, CEO da Trianons

Metaverso e Blockchain na visão de Juliano Kimura, CEO da Trianons

No CVX 2023, Juliano Kimura, CEO da Trianons, traz uma análise atual sobre a realidade e o potencial do Metaverso e Blockchain para a experiência do cliente

“Novos rumos da privacidade no Metaverso e no uso do Blockchain”, este foi um dos painéis do CVX 2023, que avaliou o poder do Metaverso e do Blockchain para CX, e como essas tecnologias impactarão mercados nos próximos anos.

Apresentado por Juliano Kimura, CEO da Trianons, o conteúdo do especialista versou sobre as inovações provocadas provocadas por essas tecnologias e como hoje a sua pequena popularidade e uso estão mais relacionadas a um “aculturamento” dos consumidores do que com a inovação em si.

“Não é sobre a tecnologia é sobre pessoas”, iniciou Kimura, destacando que inovação digital para ser efetiva carece de vivência. “Acredito que essa revolução da qual falamos hoje sobre Metaverso e Blockchain está mais relacionada com o contato com as pessoas do que o poder da própria tecnologia”, avalia Kimura.

Ou seja, para o CEO da Trianons, aquilo que hoje nos parece “coisa do futuro”, na verdade já está sendo trabalhado, no entanto, a falta de aculturamento e contato com essas novas tecnologias as colocam num patamar futurista, o que não é verdade, segundo ele.

Metaverso e Blockchain carecem de vivência

Kimura cita toda sua trajetória e conhecimento sobre essas tecnologias disruptivas e traça um paralelo com aquilo que as torna tão inovadoras quanto misteriosas: o conhecimento sobre elas. “É sobre o conhecimento, que transforma profissionais, empresas e pessoas”, diz Kimura, essas “novidades tecnológicas”, diz ele, carecem de entendimento para se tornaram tão o mais onipresentes em nosso dia dia.

As novas tecnologias estão evoluindo rapidamente e impactando nosso dia a dia como nunca. Metaverso, por exemplo, você só passa a entendê-lo quando você começa a utilizá-lo. Hoje, a questão não é mais sobre se vai acontecer, mas, quando vai acontecer

Kimura também é autor de livros que abordam a tecnologia e seu viés inovador, e tem larga experiência no tema da digitalização na sociedade. Aficionado e profundo conhecedor de toda a trajetória das novas tecnologias na sociedade, Kimura enfatiza que o grande desafio para o “boom”, dessas aplicações em larga escala na sociedade é realmente o conhecimento sobre elas.

“As novas tecnologias estão evoluindo rapidamente e impactando nosso dia a dia como nunca. Metaverso, por exemplo, você só passa a entendê-lo quando você começa a utilizá-lo. Hoje, a questão não é mais sobre se isso vai acontecer, mas, quando vai acontecer”, frisa Kimura sobre o caminho que o Metaverso e Blockchain estão trilhando em nosso mercado.

Kimura explica que Blockchain, por exemplo, é uma tecnologia que está por trás de toda essa revolução que vemos hoje, a chamada WEB3. O potencial da WEB3, segundo Kimura, é “devolver o poder ao consumidor”. “É uma tecnologia que serve para diversas aplicações. Desde pagamentos virtuais até atestar validade de documentos de forma muito mais ágil, sem burocracias e fidedigno. Segurança pública, saúde, finanças…são inúmeras as suas aplicações hoje”, explica Kimura.


Quer saber mais sobre o CVX 2023?

Confira a cobertura completa!


“Todas as Big Techs já estão se preparando para essa nova internet baseada em Blockchain, que em breve será tão popular quanto é a internet que já conhecemos”, pontua Kimura. O especialista explica que a WEB3 traz muito mais segurança. “Com ela é impossível haver duplicidade, por exemplo. Logo teremos muito mais site e redes sociais criadas em Blockchain. Já existe, mas ainda que em pouca quantidade. Se trata de uma evolução em curso e que trará mais segurança para consumidores e para o mundo digital”, frisa Kimura.

Kimura lembra que o Brasil não está de fora dessa evolução. “O Real Digital criptografado logo estará circulando na sociedade brasileira”, diz Kimura, lembrando o avanço do tema no Brasil. Em desenvolvimento e com lançamento previsto para 2024, o Real Digital, é uma nova moeda eletrônica, emitida pelo Banco Central, e que promete uma aceitação ainda maior e mais rápida do que o Pix no Brasil. Para um país como o Brasil, que vive uma fase de digitalização financeira crescente e tem um consumidor muito habituado a realizar transações imediatas e sem pagar taxas por isso, o Real Digital pode ser realmente outro divisor de águas em CX muito em breve.

Sobre IA, Kimura é muito realista sobre sua aplicação em CX: “A tecnologia IA, não vai substituir pessoas. Você será substituído por quem sabe usar essa tecnologia. Ou seja, cada vez mais haverá pessoas para empreender e se comunicar com outras pessoas por meio de tecnologias ágeis”, alerta Kimura.

GPT-4 é o nosso futuro tecnológico?

Sobre a nova tecnologia do momento, o ChatGPT, Kimura destacou os avanços para a nova geração da tecnologia, o GPT-4 – que deixará ainda mais humanizado a produção e realização de experiências e relações no ambiente digital. Uma Inteligência Artificial cognitiva ainda mais poderosa.

Por fim, sob o nosso “futuro tecnológico”, Kimura salienta que não é apenas sobre ChatGPT, os avanços serão ainda mais impactantes para a experiência de clientes com marcas, empresa e sociedade, quando tudo isso que vemos hoje estiver melhor compreendido em todas a s camadas da sociedade. “Não se trata da tecnologia, se tratadas pessoas. A dificuldade de acesso em tecnologia logo não existirá, a maior dificuldade é cultural e comportamental”, concluiu Kimura.

 


Assista ao Customer Voice Experience:

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]