“Novos rumos da privacidade no Metaverso e no uso do Blockchain”, este foi um dos painéis do CVX 2023, que avaliou o poder do Metaverso e do Blockchain para CX, e como essas tecnologias impactarão mercados nos próximos anos.
Apresentado por Juliano Kimura, CEO da Trianons, o conteúdo do especialista versou sobre as inovações provocadas provocadas por essas tecnologias e como hoje a sua pequena popularidade e uso estão mais relacionadas a um “aculturamento” dos consumidores do que com a inovação em si.
“Não é sobre a tecnologia é sobre pessoas”, iniciou Kimura, destacando que inovação digital para ser efetiva carece de vivência. “Acredito que essa revolução da qual falamos hoje sobre Metaverso e Blockchain está mais relacionada com o contato com as pessoas do que o poder da própria tecnologia”, avalia Kimura.
Ou seja, para o CEO da Trianons, aquilo que hoje nos parece “coisa do futuro”, na verdade já está sendo trabalhado, no entanto, a falta de aculturamento e contato com essas novas tecnologias as colocam num patamar futurista, o que não é verdade, segundo ele.
Metaverso e Blockchain carecem de vivência
Kimura cita toda sua trajetória e conhecimento sobre essas tecnologias disruptivas e traça um paralelo com aquilo que as torna tão inovadoras quanto misteriosas: o conhecimento sobre elas. “É sobre o conhecimento, que transforma profissionais, empresas e pessoas”, diz Kimura, essas “novidades tecnológicas”, diz ele, carecem de entendimento para se tornaram tão o mais onipresentes em nosso dia dia.
As novas tecnologias estão evoluindo rapidamente e impactando nosso dia a dia como nunca. Metaverso, por exemplo, você só passa a entendê-lo quando você começa a utilizá-lo. Hoje, a questão não é mais sobre se vai acontecer, mas, quando vai acontecer
Kimura também é autor de livros que abordam a tecnologia e seu viés inovador, e tem larga experiência no tema da digitalização na sociedade. Aficionado e profundo conhecedor de toda a trajetória das novas tecnologias na sociedade, Kimura enfatiza que o grande desafio para o “boom”, dessas aplicações em larga escala na sociedade é realmente o conhecimento sobre elas.
“As novas tecnologias estão evoluindo rapidamente e impactando nosso dia a dia como nunca. Metaverso, por exemplo, você só passa a entendê-lo quando você começa a utilizá-lo. Hoje, a questão não é mais sobre se isso vai acontecer, mas, quando vai acontecer”, frisa Kimura sobre o caminho que o Metaverso e Blockchain estão trilhando em nosso mercado.
Kimura explica que Blockchain, por exemplo, é uma tecnologia que está por trás de toda essa revolução que vemos hoje, a chamada WEB3. O potencial da WEB3, segundo Kimura, é “devolver o poder ao consumidor”. “É uma tecnologia que serve para diversas aplicações. Desde pagamentos virtuais até atestar validade de documentos de forma muito mais ágil, sem burocracias e fidedigno. Segurança pública, saúde, finanças…são inúmeras as suas aplicações hoje”, explica Kimura.
Quer saber mais sobre o CVX 2023?
“Todas as Big Techs já estão se preparando para essa nova internet baseada em Blockchain, que em breve será tão popular quanto é a internet que já conhecemos”, pontua Kimura. O especialista explica que a WEB3 traz muito mais segurança. “Com ela é impossível haver duplicidade, por exemplo. Logo teremos muito mais site e redes sociais criadas em Blockchain. Já existe, mas ainda que em pouca quantidade. Se trata de uma evolução em curso e que trará mais segurança para consumidores e para o mundo digital”, frisa Kimura.
Kimura lembra que o Brasil não está de fora dessa evolução. “O Real Digital criptografado logo estará circulando na sociedade brasileira”, diz Kimura, lembrando o avanço do tema no Brasil. Em desenvolvimento e com lançamento previsto para 2024, o Real Digital, é uma nova moeda eletrônica, emitida pelo Banco Central, e que promete uma aceitação ainda maior e mais rápida do que o Pix no Brasil. Para um país como o Brasil, que vive uma fase de digitalização financeira crescente e tem um consumidor muito habituado a realizar transações imediatas e sem pagar taxas por isso, o Real Digital pode ser realmente outro divisor de águas em CX muito em breve.
Sobre IA, Kimura é muito realista sobre sua aplicação em CX: “A tecnologia IA, não vai substituir pessoas. Você será substituído por quem sabe usar essa tecnologia. Ou seja, cada vez mais haverá pessoas para empreender e se comunicar com outras pessoas por meio de tecnologias ágeis”, alerta Kimura.
GPT-4 é o nosso futuro tecnológico?
Sobre a nova tecnologia do momento, o ChatGPT, Kimura destacou os avanços para a nova geração da tecnologia, o GPT-4 – que deixará ainda mais humanizado a produção e realização de experiências e relações no ambiente digital. Uma Inteligência Artificial cognitiva ainda mais poderosa.
Por fim, sob o nosso “futuro tecnológico”, Kimura salienta que não é apenas sobre ChatGPT, os avanços serão ainda mais impactantes para a experiência de clientes com marcas, empresa e sociedade, quando tudo isso que vemos hoje estiver melhor compreendido em todas a s camadas da sociedade. “Não se trata da tecnologia, se tratadas pessoas. A dificuldade de acesso em tecnologia logo não existirá, a maior dificuldade é cultural e comportamental”, concluiu Kimura.
Assista ao Customer Voice Experience: