Pesquisar
Close this search box.
/
/
Metaverso e Blockchain na visão de Juliano Kimura, CEO da Trianons

Metaverso e Blockchain na visão de Juliano Kimura, CEO da Trianons

No CVX 2023, Juliano Kimura, CEO da Trianons, traz uma análise atual sobre a realidade e o potencial do Metaverso e Blockchain para a experiência do cliente

“Novos rumos da privacidade no Metaverso e no uso do Blockchain”, este foi um dos painéis do CVX 2023, que avaliou o poder do Metaverso e do Blockchain para CX, e como essas tecnologias impactarão mercados nos próximos anos.

Apresentado por Juliano Kimura, CEO da Trianons, o conteúdo do especialista versou sobre as inovações provocadas provocadas por essas tecnologias e como hoje a sua pequena popularidade e uso estão mais relacionadas a um “aculturamento” dos consumidores do que com a inovação em si.

“Não é sobre a tecnologia é sobre pessoas”, iniciou Kimura, destacando que inovação digital para ser efetiva carece de vivência. “Acredito que essa revolução da qual falamos hoje sobre Metaverso e Blockchain está mais relacionada com o contato com as pessoas do que o poder da própria tecnologia”, avalia Kimura.

Ou seja, para o CEO da Trianons, aquilo que hoje nos parece “coisa do futuro”, na verdade já está sendo trabalhado, no entanto, a falta de aculturamento e contato com essas novas tecnologias as colocam num patamar futurista, o que não é verdade, segundo ele.

Metaverso e Blockchain carecem de vivência

Kimura cita toda sua trajetória e conhecimento sobre essas tecnologias disruptivas e traça um paralelo com aquilo que as torna tão inovadoras quanto misteriosas: o conhecimento sobre elas. “É sobre o conhecimento, que transforma profissionais, empresas e pessoas”, diz Kimura, essas “novidades tecnológicas”, diz ele, carecem de entendimento para se tornaram tão o mais onipresentes em nosso dia dia.

As novas tecnologias estão evoluindo rapidamente e impactando nosso dia a dia como nunca. Metaverso, por exemplo, você só passa a entendê-lo quando você começa a utilizá-lo. Hoje, a questão não é mais sobre se vai acontecer, mas, quando vai acontecer

Kimura também é autor de livros que abordam a tecnologia e seu viés inovador, e tem larga experiência no tema da digitalização na sociedade. Aficionado e profundo conhecedor de toda a trajetória das novas tecnologias na sociedade, Kimura enfatiza que o grande desafio para o “boom”, dessas aplicações em larga escala na sociedade é realmente o conhecimento sobre elas.

“As novas tecnologias estão evoluindo rapidamente e impactando nosso dia a dia como nunca. Metaverso, por exemplo, você só passa a entendê-lo quando você começa a utilizá-lo. Hoje, a questão não é mais sobre se isso vai acontecer, mas, quando vai acontecer”, frisa Kimura sobre o caminho que o Metaverso e Blockchain estão trilhando em nosso mercado.

Kimura explica que Blockchain, por exemplo, é uma tecnologia que está por trás de toda essa revolução que vemos hoje, a chamada WEB3. O potencial da WEB3, segundo Kimura, é “devolver o poder ao consumidor”. “É uma tecnologia que serve para diversas aplicações. Desde pagamentos virtuais até atestar validade de documentos de forma muito mais ágil, sem burocracias e fidedigno. Segurança pública, saúde, finanças…são inúmeras as suas aplicações hoje”, explica Kimura.


Quer saber mais sobre o CVX 2023?

Confira a cobertura completa!


“Todas as Big Techs já estão se preparando para essa nova internet baseada em Blockchain, que em breve será tão popular quanto é a internet que já conhecemos”, pontua Kimura. O especialista explica que a WEB3 traz muito mais segurança. “Com ela é impossível haver duplicidade, por exemplo. Logo teremos muito mais site e redes sociais criadas em Blockchain. Já existe, mas ainda que em pouca quantidade. Se trata de uma evolução em curso e que trará mais segurança para consumidores e para o mundo digital”, frisa Kimura.

Kimura lembra que o Brasil não está de fora dessa evolução. “O Real Digital criptografado logo estará circulando na sociedade brasileira”, diz Kimura, lembrando o avanço do tema no Brasil. Em desenvolvimento e com lançamento previsto para 2024, o Real Digital, é uma nova moeda eletrônica, emitida pelo Banco Central, e que promete uma aceitação ainda maior e mais rápida do que o Pix no Brasil. Para um país como o Brasil, que vive uma fase de digitalização financeira crescente e tem um consumidor muito habituado a realizar transações imediatas e sem pagar taxas por isso, o Real Digital pode ser realmente outro divisor de águas em CX muito em breve.

Sobre IA, Kimura é muito realista sobre sua aplicação em CX: “A tecnologia IA, não vai substituir pessoas. Você será substituído por quem sabe usar essa tecnologia. Ou seja, cada vez mais haverá pessoas para empreender e se comunicar com outras pessoas por meio de tecnologias ágeis”, alerta Kimura.

GPT-4 é o nosso futuro tecnológico?

Sobre a nova tecnologia do momento, o ChatGPT, Kimura destacou os avanços para a nova geração da tecnologia, o GPT-4 – que deixará ainda mais humanizado a produção e realização de experiências e relações no ambiente digital. Uma Inteligência Artificial cognitiva ainda mais poderosa.

Por fim, sob o nosso “futuro tecnológico”, Kimura salienta que não é apenas sobre ChatGPT, os avanços serão ainda mais impactantes para a experiência de clientes com marcas, empresa e sociedade, quando tudo isso que vemos hoje estiver melhor compreendido em todas a s camadas da sociedade. “Não se trata da tecnologia, se tratadas pessoas. A dificuldade de acesso em tecnologia logo não existirá, a maior dificuldade é cultural e comportamental”, concluiu Kimura.

 


Assista ao Customer Voice Experience:

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]