Pesquisar
Close this search box.
/
/
O futuro do mercado dos investimentos: como ficam as corretoras?

O futuro do mercado dos investimentos: como ficam as corretoras?

Popularização dos investimentos e mais informação sobre mercado financeiro impulsionam empresas do setor

Se antes o mercado de investimentos era visto como algo exclusivo para investidores profissionais e pessoas com alta renda, hoje essa ideia já está ficando para trás. Com a popularização das corretoras, financeiras e bancos digitais, combinados com a quantidade de conteúdo sobre finanças encontrado atualmente, fazer um investimento vem se tornando algo cada vez mais fácil.

Entre as inúmeras opções, corretoras buscam maneiras de se destacar no mercado, mas segundo profissionais, a concorrência entre instituições e a popularização do assunto são os principais fatores que contribuem para um crescimento cada vez mais acentuado do setor.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A popularização dos investimentos

Falar sobre dinheiro já foi considerado tabu, mas como a internet abre espaço para praticamente todo tipo de assunto, conteúdos sobre finanças, educação financeira e investimentos ganharam cada vez mais popularidade nos últimos anos.

Nathalia Arcuri, um dos nomes mais conhecidos quando o tema é educação financeira, começou a produzir seus conteúdos em 2015 e hoje já conta com mais de 2,9 milhões de seguidores nas redes sociais, falando exclusivamente sobre dinheiro. Além dela, nomes como Thiago Nigro, Gustavo Cerbasi e Nathália Rodrigues também produzem conteúdos na internet, com diferentes focos, sendo os investimentos um dos mais fortes.

Leia mais: Como consome Nath Finanças, youtuber referência em educação financeira?

E a influência disso já é vista no mercado financeiro. De acordo com uma pesquisa realizada em setembro de 2020 pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Governo Federal, é possível notar uma popularização dos investimentos por parte das pessoas físicas, principalmente em renda variável, um mercado antes visto como exclusivo para investidores profissionais.

Dos 5 mil participantes da pesquisa, cerca de 40% afirmam ter começado a investir nos últimos cinco anos, principalmente pela internet, por bancos digitais e corretoras de valores, principais instituições buscadas por esse meio.

Segundo Karl Pettersson, analista responsável pelo estudo na ASA, em publicação no site oficial da CVM, o fato dos participantes colocarem a internet como canal de investimento mostra um movimento mais autônomo do perfil do investidor, que usa corretoras online para fazerem seu dinheiro render mais.

Para Gustavo Chaib, assessor de investimentos da corretora Guide Investimentos, o mercado das corretoras de investimento começou a ganhar maturidade para alçar novos voos. “Há uma década atrás, não se tinha esse volume de investidores migrando dos bancos tradicionais para as plataformas de investimento. Hoje os investidores já conhecem com mais clareza as regras do jogo e buscam alternativas melhores para os seus investimentos’, diz.

Para ele, isso também é um resultado da popularização do tema. “Isso aconteceu principalmente entre os jovens, que se aproveitaram de um mundo mais digital e com isso tiveram acesso aos investimentos de maneira muito mais fácil e ágil em relação às gerações anteriores”, opina o profissional, que acredita que esse é apenas o início de um movimento mais forte que ainda está por vir, com um volume maior de investidores deixando bancos tradicionais e migrando para plataformas e corretoras de investimento.

Corretoras, bancos ou financeiras?

Para o assessor de investimentos, as corretoras são capazes de tornar o mercado de investimentos mais forte, principalmente com ajuda das fintechs, que oferecem serviços mais inovadores para as plataformas. “São elas que trazem inovações na oferta de produtos e serviços aos clientes e contribuem para a evolução do sistema financeiro e de todos os seus agentes. Um exemplo disso são as fintechs de serviços de crédito, meios de pagamento, controles financeiros pessoais, entre outras”.

Leia mais: A experiência dos bancos digitais é melhor para os consumidores?

Além disso, as corretoras de investimento também são vistas como um caminho mais facilitado para pessoas físicas conhecerem o mercado e realizarem seus aportes, mas não são a única maneira. Bancos e financeiras também são instituições que permitem esse tipo de transação.

A principal diferença entre eles é que, enquanto bancos e financeiras podem criar seus próprios investimentos, o trabalho da corretora está voltado à distribuição do investimento do cliente em diferentes tipos de fundos e rendas, de fora da instituição.

A concorrência entre corretoras (cada vez mais numerosas – no Brasil, já existem mais de cem), bancos e financeiras, para Gustavo Chaib, faz parte do mercado e contribui com sua evolução. “Essa concorrência é muito saudável para o mercado, pois traz inovação, qualidade no serviço e os investidores e clientes acabam se beneficiando”, afirma.

O futuro do mercado de investimentos

Como visto, o setor de investimentos está em pleno desenvolvimento. Por isso, o profissional do mercado financeiro acredita que o futuro do mercado aguarda ainda muito crescimento para as corretoras de investimento como um todo.

Além de ver a concorrência entre elas algo positivo, Gustavo Chaib também acredita que, para se destacar, é preciso existir um alinhamento de interesse entre a plataforma e seu cliente. “É interessante visar um relacionamento de longuíssimo prazo, além de investimentos relevantes por parte das instituições em tecnologia, oferta de produtos e serviços e, principalmente, na experiência dos usuários”, diz.

Assim, para ele, o futuro dos investimentos em corretoras vai muito além do retorno financeiro, mas também levará em conta essa relação próxima e de excelência com o cliente, algo buscado inclusive pela Guide Investimentos. Além disso, Gustavo Chaib também acredita que entre os próximos passos do setor, o investimento em educação financeira, focada no setor de investimentos, é um dos caminhos para que o movimento continue a crescer.

“Vemos muitos investidores entrando no mercado com o objetivo de ganhar dinheiro muito rápido e por muitas vezes acabam se frustrando. Em função dessas situações, nosso objetivo aqui na Guide é propagar muito conteúdo e aprendizado. Mais do que oferecer bons investimentos, queremos oferecer um ensino de qualidade, pois esse sim é o motor da independência financeira individual e do desenvolvimento maciço do mercado financeiro e das corretoras de investimentos”, finaliza o assessor de investimentos Gustavo Chaib.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]