Pesquisar
Close this search box.
/
/
A volta da Idade Média

A volta da Idade Média

"O mercado central está voltando. Mais frequentes nos centros urbanos do Ocidente, as lojas dedicadas à alimentação gourmet ou orgânica estão ressurgindo"

Tendências, movimentos e fenômenos emergem e desaparecem. Às vezes, surgem das cinzas e driblam tempo e o espaço. Exemplo disso é o mercado central – uma instituição secular, com origem na sociedade industrial – que está, agora, retornando de forma triunfante. Na Idade Média, o mercado central era uma parte importante do cenário urbano, geralmente localizado na região central, em frente à catedral, no denominado “marco zero” da cidade.

Por lá, você podia comprar comida e outras necessidades do dia a dia, geralmente produzidas. Naquele tempo, não havia lojas semelhantes àquelas que conhecemos hoje, onde podemos escolher roupas, sapatos, acessórios de cozinha ou copos das estantes e comprá-los todos juntos. Os “mercadões” da Idade Média eram oficinas nas quais artesãos produziam sob encomenda, muitas vezes de acordo com a especificação: sapateiros, mercadores, ferreiros, carpinteiros, vidraceiros etc.

As lojas de mercadorias vieram depois e, no começo, vendiam produtos de lugares distantes: pimentas, perfumes, açúcar obtido a partir da cana, café, chá, tabaco, vinhos, tecidos exóticos e muito mais. Como precursoras do que veio a ser uma loja de conveniência, as lojas de mercadorias também começaram a lidar com produtos que antes eram vendidos nos mercados centrais.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Com o advento da industrialização, os artesãos fecharam as portas e foram substituídos por cadeias de lojas com produtos manufaturados. Os mercados centrais morreram e entidades maiores passaram a representar parcelas cada vez maiores de participação: supermercados, armazéns e grandes centros comerciais distantes dos centros urbanos.

Mas, hoje, o “mercadão” está voltando. Mais frequentes nos centros urbanos do Ocidente, as lojas dedicadas à alimentação gourmet ou orgânica estão ressurgindo. Às vezes, há ingredientes locais sendo vendidos, mas, às vezes, há também iguarias sendo vendidas ou servidas por pessoas com intenso conhecimento sobre os produtos – geralmente porque elas mesmas produziram e ou importaram.

Qualidade e artesanato estão de volta à cena. Os vendedores estão optando por pessoas com mais entusiasmo pelos produtos. O retorno do mercado central pode estar relacionado em parte pelo fato de que mais e mais consumidores estão agora podendo pagar mais – muito mais – por alimentos de maior qualidade. Outro fator essencial é a impressão de um festival de fragrâncias exóticas.

Evidentemente, essa releitura da maneira artesanal de vender reaparece lentamente hoje em dia, mas é claramente uma experiência de redescoberta. Está viva nas cada vez mais presentes feiras de verão nas áreas rurais, em que entusiastas vendem seus artigos manufaturados, joias e outros produtos vintage. Quem sabe esses tipos de oficinas de artesãos, carpinteiros e pintores não reapareçam na vizinhança dos novos mercados de alimentação gourmet?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]