Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como as marcas se aproximam dos usuários no TikTok

Como as marcas se aproximam dos usuários no TikTok

Levantamento da Opinion Box aponta cases de sucesso no engajamento de usuários com marcas no aplicativo que mais cresce no Brasil

A ascensão do TikTok no Brasil tem levado às marcas a buscarem a rede social para se aproximar dos usuários, especialmente os da Geração Z, de formas muito criativas. Já são mais de 74 milhões de usuários ativos no TikTok só no Brasil, de acordo com um levantamento de janeiro de 2022. Além disso, o TikTok já é a terceira rede social mais acessada do planeta, com 775 milhões de usuários em todo o mundo. De acordo com a pesquisa da Opinion Box, 82% dos usuários da rede abrem o TikTok pelo menos uma vez ao dia.

Muitas empresas já estão investindo em ações criativas e descontraídas, para prender a atenção dos usuários. Um levantamento da Opinion Box identificou cases de marcas que estão conseguindo engajar os usuários de forma humanizada, atraindo a atenção através de conteúdo.

Além disso, chama a atenção que especialmente entre a Geração Z o TikTok tem sido usado para muito mais do que entretenimento: como ferramenta de busca. De acordo com informações do Google, o maior buscador do mundo, 4 em cada 10 usuários entre 18 e 25 anos recorrem ao TikTok para fazer pesquisas, como encontrar um bar ou lugar para comer.

E não são só pesquisas mais ‘utilitárias’. De acordo com a Pesquisa TikTok no Brasil, realizada pelo Opinion Box, 56% dos usuários seguem marcas e empresas.

A Opinion Box levantou 10 cases de sucesso de relacionamento das marcas dentro do aplicativo e aponta tendências que podem ser aproveitadas pelas empresas que ainda não se posicionaram no TikTok.

No entanto, Daniela Schermann. Head de Marketing na Opinion Box, alerta que é preciso refletir sobre o próprio público e os objetivos ao traçar uma estratégia para o TikTok. E vale se aproveitar das ferramentas que o aplicativo disponibiliza para chegar mais perto do seu cliente.

Leia Mais: Senso de comunidade é maior desejo da Geração Z

Dez cases de sucesso de relacionamento de marcas no TikTok

Magazine Luiza

O Magazine Luiza começou a produzir conteúdo exclusivo para o TikTok já em 2020. A influenciadora virtual da marca conquistou um milhão de seguidores em apenas três meses e hoje tem 6,8 milhões de seguidores no TikTok. Entre os vários cases de sucesso, a Opinion Box destaca a ação da Magalu na Black Friday. O Magazine Luiza fez uma parceria com o TikTok para direcionar o tráfego para o principal evento anual da marca com uma semana de campanha utilizando duas soluções de marca premium do TikTok: TopView e Brand Takeover, e assim ser o primeiro vídeo que aparecia para os usuários ao abrirem o TikTok.

Com isso foram quase 200 milhões de visualizações, 19,6% de cliques e o dado mais impressionante: 80% dos usuários que chegaram ao Magazine Luiza através do TikTok se engajaram com a marca pela primeira vez.

Clinique

Foi uma trend do TikTok que alavancou as vendas de um batom de 50 anos de idade. O Black Honey alcançou um novo pico de vendas após cair nas graças da Geração Z que descobriu o produto no TikTok. A graça do Black Honey está na combinação de pigmentos azuis, vermelhos e amarelos em uma base cremosa que derrete nos lábios e reage com o PH da pele, produzindo uma cor única em cada boca – o que rendeu infinitos vídeos no TikTok e mais de 77 milhões de visualizações.

A própria Clinique revela que o Black Honey costumava ser vendido a cada três minutos, mas depois de ser descoberto pela Geração Z esgotou em vários países do mundo.

“As coisas realmente mudaram quando se tornou tendência de beleza do TikTok – a Geração Z ficou rapidamente obcecada com o visual de maquiagem sem maquiagem, além do fato de que realmente fica bem em todos, tornando-o inclusivo e uma alegria para todos que o usaram. Foi aí que o verdadeiro ressurgimento do Black Honey aconteceu”, afirma a Clinique.

Burger King

Os challenges são formatos de conteúdo bem populares no TikTok que viralizam com frequência e promovem um engajamento em cadeia. Entre os variados tipos de desafios no TikTok, que vão de dancinhas à maquiagem, de comida à esportes, a Opinion Box destaca o Furious Challenge do Burger King, que desafiou os consumidores a testarem sua resistência a sanduíches apimentados.

Inicialmente, a campanha começou vendas exclusivas a partir de um código divulgado por influenciadores no TikTok, seguida pelo lançamento de duas versões do Whopper.

“A estratégia buscou oferecer uma experiência completa e omnichannel aos consumidores, pois também houve ações offline com algumas lojas que contaram com uma cenografia temática”, destaca Schermann.

Com isso, foram mais de 3,4 bilhões de visualizações dos vídeos do Furious Challenge, e a aproximação dos consumidores com a marca, no digital e também nas lojas físicas.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Bauducco

Outra marca que se aproveitou do apreço dos usuários do TikTok aos desafios foi a Bauducco. Com mais de 80 anos de tradição, a marca escolheu o aplicativo para se aproximar da Geração Z durante as festas de fim de ano com um challenge que terminava em prêmios. “O que cabe entre 2 fatias de Chocottone Bauducco?” convidava os usuários a gravar vídeos de receitas criativas, utilizando o áudio da campanha e a hashtag #XChocottone.

O resultado foram mais de 17 mil novos seguidores e mais de um bilhão de visualização em apenas uma semana, além do reforço da marca na mente de uma geração que não a Bauducco no top of mind.

Guaraná Antarctica

O Guaraná Antarctica foi a primeira marca em todo o mundo a firmar uma parceria com o TikTok, ainda em 2019, quando o aplicativo começava a se popularizar no Brasil. O TikTok fazia uma curadoria de criadores que poderiam promover insights aos consumidores. Assim, foram selecionados 50 criadores de conteúdo para lançarem 4 challenges na plataforma.

Com a hashtag #coisanossa, o principal desafio proposto pelo Guaraná Antarctica era gravar e publicar vídeos mostrando situações que são a cara dos brasileiros, como funk, futebol, feijoada e o bom jeitinho brasileiro.

Atento à omnicanalidade, a campanha do Guaraná Antarctica também contou uma abordagem offline. Foi lançada uma série limitada de 27 latas temáticas com mensagens especiais sobre coisas que só os brasileiros sabem fazer. Essas latinhas continuam um QR Code que redirecionava para o perfil da marca no TikTok.

O case do Guaraná chamou a atenção do TikTok também para outras marcas, que passaram a olhar a rede como mais um canal para se aproximar do seu público.

Leia Mais: Quais são as marcas mais admiradas pela Geração Z?

Pés Sem Dor

A Opinion Box considera esse case inspirador para as empresas que querem começar uma jornada de marca e conteúdo no TikTok, mas ainda não sabem como.

Com o objetivo de ter um novo canal de tráfego para gerar leads qualificados, a marca recorreu ao TikTok. Mas para isso a Pés Sem Dor precisava criar conteúdo e construir uma audiência própria dentro da plataforma e apostou nas principais tendências do feed para estrear no TikTok, o que se mostrou uma decisão acertada.

A Pés Sem Dor convidou colaboradores para explicarem os benefícios e diferenciais das palmilhas ortopédicas, através de conteúdo autêntico e com a linguagem adequada para a plataforma.

Assim, a comunidade Pés Sem Dor foi crescendo e ganhando relevância no TikTok.

De um patamar de pouco alcance, a marca conquistou em pouco tempo maquis de 28 mil seguidores, e investe em vídeos impulsionados no TikTok utilizando o recurso Spark Ads. Um dos destaques apontados pela Opinion Box na estratégia da Pés Sem Dor é o custo por lead, 19% mais barato que a média.

MRV

A MRV chegou ao TikTok com um objetivo claro: conquistar mais leads qualificados com uma comunicação diferenciada que transmitisse segurança na compra de um imóvel. A MRV trabalhou conteúdos de educação financeira alinhados com a linguagem do TikTok.

Quem ajudou foi a própria rede social, através da Agency Creative Hub, um time interno do próprio TikTok que oferece consultoria criativa para agências. A partir disso, pontua a Opinion Box, a MRV passou a interagir de forma mais direta com os seus consumidores no TikTok, com respostas à perguntas de planejamento financeiro feitas dentro do próprio aplicativo.

Com essa estratégia, os cliques nos anúncios cresceram 24,8% e a taxa de conversão da MRV aumentou 78% no TikTok.

Embelleze

Para aumentar a visibilidade e consideração da Embelleze no TikTok, a marca utilizou o recurso Topview, formato de maior destaque na plataforma, que faz o anúncio aparecer logo que o aplicativo é aberto. Ali a Embelleze ofereceu uma experiência imersiva e sonora capitaneada por Jojo Toddynho, que apresentou os produtos Novex.

A campanha foi considerada uma quebra de barreiras e a Embelleze foi amplamente reconhecida por defender os valores de sua marca ao apresentar uma artista negra no anúncio.

Além disso, os usuários eram convidados a conhecer mais sobre os produtos na landing page da campanha. A taxa de engajamento da campanha chegou a 21,2% e o tempo de permanência nos vídeos da Embelleze cresceu à marca de 21,6 nas publicações de 30 segundos.

Conheça o Mundo do CX

Americanas

Para inovar nas estratégias em busca de bons resultados, a Americanas investiu em uma campanha patrocinada no TikTok, que aumentasse o reconhecimento da marca no app. Para engajar a base de consumidores, fazendo com que os próprios clientes também repercutissem a mensagem da marca, o TikTok convidou a Americanas para testar a nova solução Brand Mission, que permite que as marcas criem conteúdos autênticos e de alta qualidade com os próprios usuários do TikTok, para estimular o engajamento com a audiência.

Os usuários que cumpriram os requisitos da missão foram convidados para participar da campanha e produzir vídeos baseados nas orientações definidas pela própria Americanas. Com isso, a própria marca impulsionava o alcance de alguns vídeos publicados por criadores em forma de anúncios no feed do TikTok.

A Americanas recebeu mais de 1.500 vídeos e aumentou em 29,6% a taxa de lembrança de anúncio na rede.

Havaianas

A marca recorreu ao TikTok para divulgar uma nova linha. E assim como a Americanas, revela a Opinion Box, a Havaianas foi convidada pelo próprio TikTok para testar a solução Brand Mission.

A Havaianas desenvolveu uma missão que desafiava os usuários a mostrarem a ‘vida livre de clichês’.

O mote do lançamento da linha Glitter convidava os usuários a produzirem vídeos com a hashtag #HavaianasLivreDeCliches.

No começo da divulgação, as influenciadoras Thaynara OG, Malía e Vanessa Lopes produziram vídeos patrocinados no Top Feed, aparecendo após três vídeos orgânicos. Além disso, o TikTok também convidou outros criadores de conteúdo qualificados para se juntarem à ação. Só essa campanha teve mais de 2 bilhões de visualizações de conteúdos com a hashtag da Havaianas.


+ Notícias

Entra em vigor Decreto do SAC: veja o que mudou

Black Friday pode ajudar na fidelização do cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]