/
/
ARTIGO: Marcas: É o tempo certo para um detox? O novo mundo freemium seria o futuro?

ARTIGO: Marcas: É o tempo certo para um detox? O novo mundo freemium seria o futuro?

Teria o modelo freemium trazido um universo de adversos à marcas?

Por Michael R. Solomon

Você ficaria ofendido se um match em potencial de um site de encontros pagasse uma assinatura premium para que não tivesse que sair com você? Esse, essencialmente, é o posicionamento que a popular estratégia de negócios freemium tem perante o mercado. Um upgrade como o Pandora One nos dá a chance de comprar, jogar ou trabalhar em um ambiente sem anúncios. Quando os consumidores se importam em evitar seus anúncios, você sabe que há problemas no paraíso.

Fale sobre envenenar o poço: dependendo de a quem você perguntar, nós estamos expostos a cerca de 4.000 a 10.000 mensagens todos os dias. Não é surpresa que muitos de nós recusamos propagandas intrusas. Quase metade dos consumidores dizem que não confiam nas marcas e esse cenário aumenta ainda mais dentre os Millennials. O barômetro de confiança da Eldeman de 2017 mostrou que em 2016 apenas 45% dos respondentes diziam confiar nas marcas. Esse número diminuiu para 33% em 2017.

Uma aparente rebelião contra as marcas

  • O movimento popular de mente presente motiva os seguidores a diminuírem o ritmo, evitar distrações (como propagandas) e focarem no que eles sentem no momento (negócios relacionados a meditação nos Estados Unidos geram sozinhos cerca de 1 bilhão de dólares em lucro por ano – talvez você consiga enxergar a ironia aqui?)
  • Desaglutinar se transformou em uma obsessão para muitos – uma forma de arte que seguidores reverenciam pelo seu “sabor Zen”;
  • Assim como nosso apego ao crescimento das mídias sociais, também crescem conversas sobre detox de mídias sociais para restaurar o equilíbrio da vida. Eu proponho um desses (72 horas) para os meus alunos – eles sofrem grandemente, e depois me agradecem no final por força-los a se afastarem um pouco de seus dispositivos por ao menos alguns dias.
  • A startup CPG company vende grampos empacotados sem marca por US$ 3 dólares.

Então qual é o futuro do branding? Talvez nós possamos observar isso no Torneio Masters Golf. O evento aceita apenas cinco patrocinadores: AT&T, IBM, Mercedes-Benz, UPS e Rolex. Cada um paga mais de US$ 6 milhões para ter o privilégio de não ter absolutamente nenhuma sinalização no campo e compartilham um total de quatro minutos de anúncios na transmissão por hora. Isso sim é o branding “lite”, o que mesmo assim não parece deter essas companhias.

De volta ao modelo freemium por um momento. Estamos perdendo uma oportunidade de negócio interessante aqui? Se os consumidores estão aceitando pagar por um website que é livre de branding, imagina o que eles sacrificariam para viver em um lugar sem logos.

Assim como o movimento de detox das mídias sociais, existiria um lugar para uma experiência de detox de marcas? Você pagaria uma assinatura premium para ficar em um resort por uma semana onde você não encontraria um logo sequer? Será que veremos zonas “brand-free” em espaços públicos (especialmente escolas) em um futuro próximo?

É claro que o diabo reside nos detalhes. Talvez o ambiente “brand lite” não seja uma má ideia – ao menos até sentirmos saudades dos velhos tempos das marcas regulares.


LEIA MAIS

Plano para “salvar a internet” pressiona empresas e governos

Classic Blue é a cor da Pantone para 2020

Millennials criaram um novo estilo de vida: o nomadismo digital


 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]