Há 30 anos, o professor Scott Fahlman enviava a primeira combinação de caracteres para expressar sentimentos.
Ao mesmo tempo amadas e odiadas, o fato é que as tais carinhas para expressar sentimentos são absolutamente populares e utilizadas em todo o mundo. Praticamente um dos ícones das conversas virtuais, a novidade é que recentemente, como mostra essa matéria do Adweek (veja aqui), os emoticons passaram a fazer parte da estratégia de comunicação das marcas.
Não à toa, a Mentos acaba de anunciar novas figurinhas para os seus “ementicons” (veja imagem acima da campanha). Seja emoticon ou emoji, marcas como Ikea, General Eletric, Comedy Central já contam com o recurso para envolver os consumidores de uma nova maneira. Em Porto Rico, por exemplo, a Coca-Cola criou 30 “emoticokes” recentemente.
Para muitos, essa tentativa de estar ainda mais presente no dia a dia do consumidor pode ser algo banal. É necessário observar, entretanto, que a iniciativa sinaliza um cenário mais abrangente: no ambiente digital as marcas não disputam a atenção das pessoas apenas com concorrentes, mas também com os amigos, colegas e familiares desses indivíduos.
Veja abaixo as almôndegas suecas da Ikea:
* Via Adnews
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